Empresa de alimentos naturais de Belém (PA) leva os sabores da Amazônia para o mundo
Joanna Martins e Paulo Monteiro dos Reis, da Manioca Brasil, contam como a ApexBrasil vem ajudando a empresa a abrir novos horizontes com qualidade e inovação
A cultura e a sociobiodiversidade da Amazônia são inspiração para a criação dos produtos alimentícios da Manioca Brasil, Belém (PA). A publicitária e fundadora Joanna Martins uniu sua experiência gastronômica herdada na família às potencialidades do sócio Paulo Monteiro. Juntos, tocam essa empresa especializada em alimentos naturais, como farinhas, pimentas, caldos e especiarias.
São alimentos práticos, que facilitam o dia a dia na cozinha, com ingredientes saudáveis que agregam sabor aos preparos. A base são produtos típicos da região, como o Tucupi, Cupuaçu e Cumaru.
No começo, as vendas da Manioca eram voltadas apenas para restaurantes locais. Logo expandiu para o varejo — empórios, supermercados. E a primeira venda para o exterior veio com o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
“A Apex me mostrou que não é difícil, você precisa se preparar. É preciso estudar, conhecer, mas estando bem preparado, é uma iniciativa que pode equilibrar teu negócio. É desafiador, mas ao mesmo tempo, te estimula a inovar e a se preparar até mesmo para o mercado nacional. Faz sentido, vale a pena e abre um horizonte novo. O mercado internacional traz muitas vantagens e aprendizados”, relata Joanna.
Expansão e suporte
Com o início das exportações, a Manioca cresceu de três para 20 funcionários. Hoje vende para todo o Brasil e já exportou para nove países, sendo dois compradores regulares — na França e nos Estados Unidos.
Para Joanna, o mercado internacional propicia muitas oportunidades de inovação. “Inovações que servem não só para as exportações, mas que qualificam a empresa para as vendas locais”, afirma a empresária.
Peiex
Os sócios passaram pela formação do Programa de Qualificação para Exportação, o Peiex, que é uma iniciativa da ApexBrasil que ajuda empresas brasileiras a exportar seus produtos e serviços.
Com o programa, a dupla começou a participar de eventos internacionais e conheceu todas as ações que a agência tem para o empreendedor brasileiro que quer exportar. Com isso, se conectou com todas as ações possíveis de expansão, como conta Paulo Monteiro.
“Quando a gente tomou a decisão de seguir esses passos e, de fato, começar a exportar, também encontramos a possibilidade de outros programas e oportunidades pontuais da Apex que nos fizeram avançar nesse objetivo. E através do Peiex, a Apex nos apresentou a compradores mostrou os requisitos mínimos para fazer exportação, algumas informações de mercado, e isso foi fundamental”, conta o empresário.
Nos anos de 2023 e 2024, o Peiex atendeu 6.213 empresas. Dessas, 1086 empresas exportaramUS$ 3.27 bilhões no período.
Por meio do programa, os empresários recebem um diagnóstico completo sobre o negócio e um plano de exportação personalizado, com etapas a serem implementadas para que a empresa esteja apta às exportações.
Para mais informações sobre o Peiex, clique aqui. Se quiser saber mais sobre outros programas da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, acesse www.apexbrasil.com.br.
Em leve alta, Ibovespa fecha última sessão aos 135.134 pontos
No acumulado da semana, houve elevação de 0,29%
O índice da bolsa de valores brasileira (Ibovespa) fechou a última sessão próximo à estabilidade, em leve alta de 0,05%, aos 135.134 pontos. No acumulado da semana, houve elevação de 0,29%.
Entre outros fatores, o mercado reagiu à sinalização de abertura da China para conversas com os Estados Unidos. Essa movimentação tende a aliviar as tensões sobre o conflito tarifário.
No pregão, as maiores altas foram de ações da Inepar e da Azevedo, com elevações de 33,69% e 29,33%, respectivamente.
Já as maiores baixas foram de ações da Nordon e da Alliar, com respectivos recuos de 15,04% e 10,96%.
O volume total negociado na B3 foi de R$ 25,1 bilhões.
Arroba do boi gordo registra estabilidade no preço, nesta segunda-feira (5)
Em relação aos quilos dos frangos congelado e resfriado, houve queda nos preços
A cotação do boi gordo apresentou estabilidade no preço nesta segunda-feira (5). Com o resultado, a arroba do produto ainda está cotada a R$ 318,85, no estado de São Paulo.
Em relação aos quilos dos frangos congelado e resfriado, houve queda nos preços. O primeiro está comercializado a R$ 8,57 e o segundo a R$ 8,66. Para os dois produtos, as regiões de referência são da Grande São Paulo, São José do Rio Preto e Descalvado.
Já a carcaça suína especial apresentou estabilidade no preço e o quilo da mercadoria ainda é comercializado a R$ 12,87, em atacados da Grande São Paulo.
Para o quilo do suíno vivo, a tendência também foi de manutenção nos preços em quase todos os estados analisados pelo Cepea, como é o caso de Minas Gerais, onde o produto ainda é vendido a R$ 8,54.
Dólar conclui última sessão em queda de 0,41%, cotado a R$ 5,65
Ao longo da semana, a moeda caiu 0,58%
O dólar concluiu a última sessão em queda de 0,41%, cotado a R$ 5,65. Ao longo da semana, a moeda caiu 0,58%.
Para analistas do mercado financeiro, o câmbio reagiu à movimentação de ganho da quarta-feira (30), último pregão antes do feriado.
A divisa também reagiu à sinalização de abertura da China para conversas com os EUA. Essa movimentação tende aliviar as tensões sobre o conflito tarifário.
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