Conheça trajetória de empresa de cosméticos que começou a exportar menos de 2 anos após fundação
Camilla Rodrigues Sol uniu paixão por aromas aos cuidados com a pele. Internacionalização foi possível depois de participar do Programa de Qualificação para Exportação, da ApexBrasil
Administradora por formação e amante de cheiros e fragrâncias, Camilla Rodrigues Sol decidiu unir as duas coisas na hora de abrir o próprio negócio. Deixou o emprego de carteira assinada e fundou a Sol Saboaria — empresa que vende cosméticos e produtos de beleza.
“Trabalhava como CLT, mas tinha a Sol Saboaria como Plano B. Virou um Plano A. É algo que eu gosto de trabalhar, traz muito da minha essência. Eu sou uma pessoa que gosta de aroma, tenho uma memória olfativa muito boa”, conta Camilla.
Como teve que lidar com melasma ao longo da vida, a empreendedora contratou uma química para formular produtos que, além de bons aromas, tivessem ativos capazes de suavizar manchas na pele. Assim surgiram os primeiros sabonetes da Sol Saboaria. “Eu vinculei duas áreas que eu gosto: a parte olfativa e a parte de cuidados com a pele.
Embora tenha aprendido na faculdade a teoria por trás da gestão de uma empresa, Camilla afirma que o dia a dia da saboaria trouxe consigo alguns desafios com os quais ela convive até hoje.
“Ainda não é muito fácil, mas era mais desafiador. Na administração, a gente verifica, faz plano de negócio, mas ter uma empresa é muito diferente. Eu consegui passar por algumas barreiras financeiras, estruturais e também de ter que achar um mercado para consumir aquele produto e pagar o valor dele”, lembra.
Cruzando o Atlântico
Se para algumas empresas esse dia nunca chega ou leva anos até acontecer, para a Sol Saboaria a entrada no mercado internacional começou a tomar forma no mesmo ano em que o negócio foi fundado.
Camilla conta que a internacionalização da marca foi possível depois que ela participou do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex). Trata-se de uma iniciativa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) para capacitar empresas nacionais a venderem seus produtos para outros países.
Ela diz que o programa foi um divisor de águas na trajetória da empresa. “Sempre tive vontade de exportar para mandar para os meus amigos. Eu já mandei para Angola porque um amigo me pediu, mas essa forma de rentabilizar a empresa, de mostrar o produto, que é testado e certificado, veio com a Apex”, afirma.
Desde que participou do Peiex, a empreendedora exportou para Portugal e enviou amostras para Angola e Cabo Verde. Também está cadastrada em uma plataforma virtual para vender para Cingapura e descobriu que tem mercado para sua produção na Rússia e em Moçambique.
“O mercado internacionaltem lugar para todos, tanto para a pequena empresa, que é o MEI, quanto para a empresa que tem bilhões, que é do lucro real. Cada um tem seu patamar onde consegue chegar e, no meu caso, mesmo sendo uma empresa muito enxuta, consigo várias oportunidades”, destaca.
Peiex
Presente em todas as regiões do país, o Peiex orienta os empresários que desejam exportar seus produtos. Os interessados podem entrar em contato com os respectivos núcleos operacionais da ApexBrasil em cada estado do país e assinar um termo de adesão ao programa.
O atendimento às empresas por meio do programa é gratuito. Basta ao empresário estar disposto a dedicar tempo e a investir na melhoria do seu negócio. O diagnóstico do que a empresa precisa melhorar para acessar o mercado exterior dura aproximadamente 38 horas. Depois, o empreendedor recebe um plano de exportação com orientações para internacionalizar sua marca.
Nos anos de 2023 e 2024, o Peiex atendeu 6.213 empresas. Dessas, 1086 empresas exportaram, no período, US$ 3.27 bilhões no período.
Para mais informações sobre empresas que internacionalizam suas vendas e projetos de incentivo à exportação, acesse: www.apexbrasil.com.br/solucoes.
O Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) será um tributo de gestão compartilhada entre União, estados e municípios
Índice
Com a chegada do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) prevista para o próximo ano, os municípios precisam começar a se organizar para não perder participação na arrecadação dos novos tributos. A orientação é do Conselho Técnico das Administrações Tributárias (CTAT), que divulgou a Nota Técnica nº 4/2025 com recomendações práticas às prefeituras.
O documento foi elaborado com o apoio da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e traz diretrizes para que as gestões municipais melhorem a forma como acompanham e fiscalizam os tributos locais, garantindo uma participação mais justa na divisão do IBS, especialmente durante o período de transição.
Criado pela Reforma Tributária (EC 132/23), o IBS será um imposto de gestão compartilhada entre União, estados e municípios. Ele começa a ser testado em 2026, com uma alíquota simbólica de 0,1%, e só em 2033 deve substituir por completo os atuais ICMS (estadual) e ISS (municipal).
Durante o período de transição, entre 2029 e 2077, a arrecadação será dividida parcialmente entre o local onde o serviço ou produto foi consumido e o “coeficiente de participação” de cada governo local — um cálculo que levará em conta a eficiência e estrutura da administração tributária de cada ente federativo.
Distribuição e fiscalização: o que os municípios precisam saber
Segundo a Nota Técnica, a distribuição da arrecadação do novo imposto será organizada por um Comitê Gestor do IBS (CG-IBS). Caberá a esse grupo definir como os valores serão repassados aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios, incluindo prazos, fórmulas de cálculo e os chamados coeficientes de participação.
A CNM alerta que é essencial que os municípios mantenham cadastros atualizados, ampliem a fiscalização de tributos locais e acompanhem de perto seus contribuintes. Também é recomendado o uso eficiente da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica e que as prefeituras organizem bem seus processos de cobrança administrativa e judicial de dívidas tributárias.
Participação plena, só em 2078
De acordo com o documento técnico, apenas a partir de 2078 a arrecadação do IBS será totalmente destinada ao município ou estado onde o bem ou serviço foi efetivamente consumido.
Por isso, o CTAT reforça que, quanto mais cedo os municípios se prepararem, melhor será sua fatia na arrecadação futura. A nota traz orientações claras para que os gestores possam tomar medidas práticas agora, garantindo ganhos a longo prazo.
A Nota Técnica 4/2025 está disponível no portal da CNM com todos os detalhes e explicações.
Nesta quinta-feira (1), a saca de 60 quilos do café arábica custa R$ 2.616,02 em São Paulo, registrando queda de 1,84%. O café robusta segue a mesma tendência e cai 0,71%, cotado a R$ 1.702,68.
O açúcar cristal, em alta de 0,76%, custa R$ 143,92 na capital paulista. No litoral, em queda de 0,90%, vale R$ 130,79.
Já a saca de 60 kg do milho fechou em baixa de 0,30% e é negociada a R$ 80,13 para a região de referência de Campinas (SP).
Nesta quinta-feira (1), o boi gordo está cotado a R$ 318,85 em São Paulo, em queda de 0,33%.
Os quilos dos frangos congelado e resfriado tiveram queda. O congelado vale R$ 8,58 e o resfriado R$ 8,68.
A carcaça suína especial, estável, custa R$ 12,87. O quilo do suíno vivo se manteve estável em Minas Gerais, onde custa R$ 8,54. No Paraná e em Santa Catarina, também em estabilidade, vale R$ 8,24 e R$ 8,13 respectivamente.
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