Em outubro de 2024, os eleitores brasileiros vão às urnas para escolher seus novos prefeitos e vereadores, em mais uma eleição. Até lá, é comum a circulação de propagandas e notícias sobre os candidatos. O problema é quando as informações disseminadas são falsas, o que pode comprometer a correta compreensão por parte dos cidadãos, por exemplo.
Diante disso, uma pesquisa do Instituto DataSenado, em parceria com o Instituto de Pesquisa em Reputação e Imagem (IPRI), da FSB Holding, mostra que, para 78% dos brasileiros, o controle de fake news nas redes sociais é muito importante para garantir uma disputa eleitoral justa.
Ainda de acordo com o levantamento, 81% dos entrevistados afirmam que a disseminação de notícias falsas pode impactar “muito” os resultados das urnas. Os dados constam na 21ª edição da pesquisa Panorama Político 2024: Notícias Falsas e Democracia. Segundo o analista do DataSenado, José Henrique Varanda, o resultado mostra que a população quer mudança nesse cenário.
“Demonstrando amplo apoio da população brasileira que haja um controle, que se faça algum tipo de moderação para garantir que as eleições sejam justas, para que os candidatos tenham um terreno mais nivelado nas eleições. Essa informação dá bastante respaldo aos juízes eleitorais para fazerem valer a regulamentação do Tribunal Superior Eleitoral. É importante que eles saibam que a população brasileira está dando respaldo”, avalia.
Entre os brasileiros que costumam utilizar redes sociais, 72% responderam que têm acessado notícias que desconfiam ser falsas nos últimos seis meses. Os motivos para o compartilhamento dessas notícias podem variar. Para 31%, as pessoas o fazem para mudar a opinião dos outros. Já para 30%, a razão está em achar que o fazem por não saberem que a notícia é falsa.
Distribuição estadual da população que faz uso de alguma rede social
São Paulo – 97%
Distrito Federal – 97%
Roraima – 96%
Paraná – 96%
Rondônia – 94%
Alagoas – 94%
Santa Catarina – 94%
Mato Grosso – 94%
Acre – 93%
Pará – 93%
Ceará – 93%
Rio Grande do Norte – 93%
Bahia – 93%
Amazonas– 92%
Pernambuco – 92%
Minas Gerais – 92%
Goiás – 92%
Amapá – 91%
Tocantins – 91%
Maranhão – 91%
Espírito Santo – 91%
Mato Grosso do Sul – 91%
Paraíba – 90%
Rio de Janeiro – 90%
Sergipe – 89%
Rio Grande do Sul – 89%
Piauí – 88%
Dificuldade em identificar notícias falsas
Ainda de acordo com a pesquisa, identificar notícias falsas é uma tarefa desafiadora para metade dos brasileiros. “Esta dificuldade varia regionalmente, com estados como Sergipe (62%), Maranhão (61%) e Rio Grande do Norte (59%), que contam com índices acima da média nacional.”
Apesar desse cenário, o levantamento mostra um certo consenso sobre a necessidade de responsabilizar as plataformas de redes sociais. Para 81% dos entrevistados, essas plataformas devem ser responsáveis por impedir a divulgação de notícias falsas. Essa opinião apresenta quase uma unanimidade entre os estados, com exceção de Santa Catarina, onde a concordância é 73%.
O levantamento, que ouviu 21.808 brasileiros de todas as 27 Unidades da Federação, foi feito entre os dias 5 e 28 de junho de 2024. O nível de confiança é de 95%, com margem de erro média nas respostas para dados nacionais de 1,2 ponto porcentual.
Anatel derrubará sites que atuam com bets sem autorização do Ministério da Fazenda
Na última quarta-feira (2), a Secretaria de Prêmios e Apostas do Ministério da Fazenda divulgou uma atualização da lista de empresas e respectivos sites que podem continuar atuando no Brasil até o fim de 2024
A partir do dia 11 de outubro, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vai começar a derrubar os sites que atuam com empresas de apostas de quota fixa – as chamadas bets – que não formalizaram o pedido para atuação no país. De acordo com o Ministério da Fazenda, “mesmo após essa data, continuará sendo de responsabilidade dos operadores dos sites garantirem os meios para que os apostadores possam levantar os depósitos a que tenham direito.”
Na última quarta-feira (2), a Secretaria de Prêmios e Apostas do Ministério da Fazenda divulgou uma atualização da lista de empresas e respectivos sites que podem continuar atuando no Brasil até o fim de 2024. Na lista nacional, há 93 empresas com respectivamente 205 bets. Já as listas dos estados contam com 18 companhias.
Para compor a lista, é necessário que a bet tenha solicitado uma autorização para continuar operando no país. Aproximadamente 27 empresas que tinham feito o pedido dentro do prazo ficaram de fora da primeira lista, divulgada na última terça-feira (1°). Nessa lista estavam 89 empresas, responsáveis por 193 bets.
Desde 1° de outubro deste ano, as empresas de apostas de quota fixa que ainda não pediram autorização para funcionamento no Brasil podem ter as atividades suspensas. Esse impedimento deve durar até que a companhia entre com uma solicitação e a Secretaria de Prêmios e Apostas do Ministério da Fazenda conceda a permissão.
Na avaliação do advogado especialista em direito criminal, Oberdan Costa, a regulamentação torna essas apostas mais seguras, com maior controle a respeito das operações, tanto por parte do apostador quanto pela empresa que proporciona a aposta.
“Isso vai gerar um progresso significativo na administração e fiscalização desse segmento. Isso aumenta a segurança jurídica, previsibilidade, eficiência no processo regulatório e, portanto, atrai um investimento dessas empresas, que geram dividendos, emprego e renda”, destaca.
Cenário de apostas no Brasil
A última pesquisa do Instituto DataSenado, divulgada nesta semana, revela que homens de até 39 anos de idade, com ensino médio completo, são os maiores apostadores. Além disso,13% dos entrevistados com 16 anos ou mais, disseram ter participado das chamadas bets nos últimos 30 dias. O número equivale a 22,13 milhões de brasileiros.
De acordo com o levantamento, entre os usuários de aplicativos de apostas esportivas no Brasil, 68% afirmam exercer alguma atividade remunerada. Já 27% estão fora da força de trabalho e apenas 5% se declaram desocupados.
A pesquisa apontou, ainda, a taxa de apostadores com dívidas em atraso há mais de 90 dias. Eles correspondiam a 58% das pessoas que gastaram com bets por meio de aplicativos ou sites na internet.
Com muitas surpresas, Bera Play Produções estreia 3a e última temporada da série LGBT “Entre Nós”
A terceira e última temporada da websérie LGBTQIAP+ “Entre Nós“, estreou na noite desta nesta terça-feira (01), no YouTube da Bera Play, produtora carioca independente responsável pelo projeto. Estrelada por Una Plok (Catarina) e Katerina Amsler (Beatriz), e com roteiro escrito pela diretora Mariana Berardinelli, a nova fase da trama chega repleta de surpresas e amadurecimento.
“Entre Nós” conta a história das personagens Catarina e Beatriz,colegas de quarto que se apaixonaram durante a quarentena e, ao ver tudo voltando ao normal, começam a precisar lidar com a realidade e questões da vida que, até então, não eram necessárias e tudo isso respinga no relacionamento. Nas duas primeiras temporadas vivem conflitos e intensas reviravoltas.
Na nova fase elas vivem processos importantes de amadurecimento, onde encontram resoluções para diversas questões vividas nos episódios das temporadas anteriores, Agora, a série promete gerar muitas surpresas para o público. “É o momento de compreensão delas como um casal e também como mulheres independentes. Mas o mais legal disso tudo é que conseguimos contar essa história de uma forma bastante poética“, explica.
A atriz Katerina Amsler, afirma ter sido muito especial gravar a última temporada. “Fez com que tudo fosse mais intenso e mais inteiro, mas só entre nós, não existe despedida da personagem, ela vai estar pra sempre aqui comigo. O que aprendi com ela e tudo que ela me deu agora levo pra todos os outros trabalhos e personagens que eu fizer“, completa.
Já Una conta que finalizar este projeto foi como um sentimento de realização muito forte. “Não vou mentir. Eu tenho prazer em finalizar ciclos. Aquela sensaçãozinha de dever cumprido, sabe? Por tudo que conquistamos tanto em termos de números, indicações, mas principalmente em quantas pessoas essa história chegou e tocou. Não consigo nem imaginar a dimensão quando dizem que batemos não sei quantas milhões de visualizações. Só consigo medir em abraços virtuais através de todo carinho que recebemos das fãs, nossas nozes queridas“, afirma.
Sucesso e significância
O projeto já prova seu sucesso e qualidade ao somar mais de 28 milhões de visualizações totais e conquista admiradores extremamente fieis e apaixonados pela história a cada novo episódio. “Chegamos onde chegamos graças aos fãs. É uma série feita para eles. Com isso, preparamos uma homenagem no último episódio como forma de agradecimento e carinho. Estou ansiosa também para esse momento“, declara Mariana.
“Entre Nós” segue marcando a vida de muitas pessoas, não só do público, como também a da roteirista e diretora, elenco, produção e toda a equipe. Para Mariana, ela conta que é um projeto muito significativo na sua trajetória. “Foi a série que me reabriu as portas no audiovisual e me fez voltar a continuar produzindo pro YouTube”, completa a diretora e roteirista.
Katerina também comenta sobre o quão especial a sua personagem é para ela: “A Bia me ensina a não esquecer do amor e da ternura. Ela tem um coração gigante e age sempre com ele, às vezes na loucura na vida cotidiana, a gente esquece dele, faz as coisas com pressa, no automático e a Bia me faz lembrar sempre que eu tenho uma coração e que eu posso fazer escolhas escutando ele“, ressalta a artista.
Una também fala sobre a importância da personagem: “Eu admiro muito a Catarina. Gosto da trajetória dela antes, durante e depois do recorte que é mostrado na série. Acho ela muito forte e sobretudo resiliente. Lida com tudo com firmeza e mesmo assim com tranquilidade. Acho que existe uma contradição muito grande dentro dela o tempo todo, mas que é isso que a deixa extremamente humana. E depois de tanto se questionar, nessa temporada ela consegue se deixar levar um pouco mais e tenta parar de temer sua própria vulnerabilidade. E tenho muito orgulho dela por atingir essa coragem nessa reta final. Sinto que era o que ela precisava para chegar mais perto de uma vida mais feliz, realizada e plena ao lado das pessoas que ela ama”.
Sobre o que o público ainda pode esperar, a diretora afirma: “Muito amor e também muitas emoções, porque em todos os episódios acontece algo impactante. Também é notório o amadurecimento das protagonistas e isso faz com que a história caminhe para um lugar muito interessante“, finaliza.
O primeiro episódio já está disponível na Bera Play Produções. Acompanhe essa história todas as terças-feiras, às 20h no YouTube. Não percam!
Morre Cid Moreira aos 97 anos, um dos principais nomes da comunicação brasileira
Nas últimas semanas, Cid Moreira vinha tratando de uma pneumonia e teve falência múltipla de órgãos
O jornalista, apresentador e locutor Cid Moreira morreu nesta quinta-feira (3), aos 97 anos, por volta das 8h. Considerado um dos nomes mais marcantes da comunicação brasileira, ele estava internado no Hospital Santa Teresa, em Petrópolis, no Rio de Janeiro.
Nas últimas semanas, vinha tratando de uma pneumonia e teve falência múltipla de órgãos. Até a publicação desta reportagem, não havia informações oficiais sobre horário e local do velório.
Nascido na cidade de Taubaté (SP), em 27 de setembro de 1927, Cid Moreira começou a carreia no rádio na década de 1940, atuando, com o passar do tempo, na Rádio Bandeirantes e na Propago Publicidade.
No início dos anos 1950, foi para o Rio de Janeiro, onde começou a ter as primeiras experiências na televisão. Na ocasião, ele apresentava comerciais em programas como “Além da Imaginação” e “Noite de Gala”, na TV Rio. Já a estreia dele nos noticiários ocorreu em 1963, no “Jornal de Vanguarda”. Nos anos seguintes, passou por emissoras como Tupi, Globo e Continental.
No final dos anos 1960, passou a atuar no “Jornal da Globo”. Na mesma época, começou a integrar a equipe do “Jornal Nacional”. A estreia ocorreu em setembro de 1969. Cid Moreira também teve passagens pelo Fantástico”.
Já na década de 1990, passou a se dedicar à gravação de passagens bíblicas. Em 2011, gravou a Bíblia na íntegra, projeto que se tornou um sucesso de vendas. Em 2010, a esposa dele, Fátima Sampaio Moreira, lançou a biografia “Boa Noite – Cid Moreira, a Grande Voz da Comunicação do Brasil”.
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