Conecte-se conosco

Entretenimento

Coletivo teatral da baixada fluminense celebra 27 anos de trajetória na estrada 

Coletivo teatral da baixada fluminense celebra 27 anos de trajetória na estrada 

Em 2024 a Cia de Arte Popular celebra 27 anos de trajetória artística com uma circulação de 09 apresentações do premiado espetáculo infantojuvenil “O Brincado Romance de Flora e Valentin“. A montagem foi contemplada no Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar 2023/24. O circuito começa no dia 04 de agosto (domingo), às 16h, no Sesc São João de Meriti, localizado na Av. Automóvel Clube, 66,  São João de Meriti – RJ. 

O espetáculo fará mais 08 apresentações em unidades do Sesc RJ, percorrendo  municípios localizados na baixada fluminense, na cidade do Rio de Janeiro e no interior do estado, como  Campos, Valença, São Gonçalo, Teresópolis, e Barra Mansa.  

Fundada em 1997 na cidade de Duque de Caxias, Baixada Fluminense (RJ), o coletivo é uma das  companhias mais longínquas em atividade na região e referência para os artistas do território. Tendo participado de Festivais nos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo, pelos quais recebeu diversos prêmios. No Rio de Janeiro, passou por importantes espaços como Teatro Gláucio Gil, Teatro Villa Lobos, Glauce Rocha, Galpão Gamboa, unidades do Sesc na Região Serrana e Baixada Fluminense. Foi contemplada com o Prêmio Culturas Populares – Edição Selma do Coco (Minc – 2018), pela pesquisa das expressões da cultura popular brasileira em seu fazer teatral. Foi contemplada  também, pelo Edital Novos Talentos do Teatro da Firjan – SESI 2018, Sesc – Mostra Regionais – 2018,  Edital 001/2020 Montagem Teatral – FUNARJ, Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar 2023/2024. A companhia integra a Rede Baixada em Cena, vencedora do Prêmio Shell 2017 na categoria inovação. 

Estamos em festa! Os editais, foram de grande importância na montagem desse espetáculo. O  texto foi escrito em 2011 e nos anos seguintes, aconteceram algumas tentativas de levá-lo ao palco,  mas só em 2020, com Edital 001/2020 Montagem Teatral – FUNARJ, foi possível. E agora, graças ao  Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar 2023/2024, faremos essa circulação, que é tão especial para nós, comemorando os 27 anos da Cia. de Arte Popular”, diz Cesário Candhí – Dramaturgo e Ator do  Espetáculo. 

Com direção de Marcos Covask, dramaturgia de Cesário Candhí e direção musical e trilha sonora original de Beto Gaspari, “O BRINCADO ROMANCE DE FLORA E VALENTIN” é uma aventura infanto-juvenil  lúdica musical, que emerge em histórias e lendas em torno do Rio São Francisco, através das andanças aventureiras de dois jovens. 

Preservando a forte influência da oralidade presente nas culturas africanas, cujas histórias e tradições são perpetuadas pelos GRIOTS, os sábios e respeitados contadores de história,  uma Griot, conta o brincado romance de Flora e Valentin. Uma brincadeira. Um mal súbito. E o coração da menina Flora é levado feito folha rio abaixo. O menino Valentin parte em missão beirando as águas do  Rio São Francisco, o Velho Chico, para resgatar o coração de sua amada. O heroi cavaleiro errante  enfrentará desafios, decifrará enigmas e descobrirá que o amor tudo faz florescer. 

O espetáculo foi contemplado no edital Prêmio FUNARJ de Montagem Teatral 2020, com temporadas no  Teatro Gláucio Gil e no Teatro Armando Gonzaga, além de apresentações no Teatro Firjan Sesi Caxias.  Participou do 44° Festival Estadual da FETAERJ–Prêmio Paschoalino/2023, recebendo os Prêmios de  Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Trilha Sonora e Melhor Cenário. Esteve como espetáculo convidado, no  encerramento do 23º Feta-Festival de Teatro de Sapucaia- RJ/outubro 2023. E fez parte da programação  do 17° Festival Nacional de Teatro de Duque de Caxias – RJ/Dezembro 2023, tendo levado os Prêmios de  Melhor Ator e Melhor Cenografia.  

Nós da Baixada Fluminense temos visto a ampliação, ainda iniciante, de políticas inclusivas nos  entes públicos e privados e tecemos um destaque ao sistema ‘S’ (Sesc e Sesi), que tem, em seus editais incluído critérios de regionalização, contemplando as periferias e cidades do interior e  aberto seus equipamentos culturais às produções e, por que não dizer, se esforçado na divulgação,  no acesso e na recepção da população de nosso querido e rico território. Com Mostras e Editais regionalizados este papel inclusivo tem se cumprido e tem potencializado a criação, a formação, a circulação e a manutenção de artistas e coletivos culturais na Baixada Fluminense. Fica aqui mais uma proposta: que as Mostras e Circulações se ampliem e se desloquem de suas regiões, de seus  estados, para outros, fortalecendo as trocas, o intercâmbio”, afirma Beto Gaspari – Diretor Musical  do espetáculo. 

No elenco Beto Gaspari, Cesário Candhí, Eve Penha, Francisco Farnum, Nancy Calixto e Pedro Lages dão vida aos mais de 10 personagens de uma encenação carregada de inventividade e poesia. O projeto é uma  parceria entre o produtor cultural Marcos Covask, a produtora CVK Ateliê Cênico Produções Artísticas e a  Cia de Arte Popular. 

SERVIÇO

CRONOGRAMA DAS APRESENTAÇÕES DO EDITAL DE CULTURA SESC RJ PULSAR:  

04/08/2024 (domingo) às 16h – Sesc São João de Meriti 
Av. Automóvel Clube, 66, São João de Meriti – RJ, 25.515-126 

11/08/2024 (domingo) às 16h – Sesc Nova Iguaçu 
Rua Dom Adriano Hipólito, 10, Moquetá, Nova Iguaçu – RJ, 26.285-330 

18/08/2024 (domingo) às 16h – Sesc Campos 
Av. Alberto Torres, 397 – Centro, Campos dos Goytacazes – RJ, 28.035-581

24/08/2024 (sábado) às 15h – Teatro Sesc Rosinha de Valença 
Av. Professora Silvina Borges Graciosa, 44, Valença – RJ, 27.600-000 

25/08/2024 (domingo) às 16h – Sesc Ramos 
Rua Teixeira Franco, 38 – Ramos, Rio de Janeiro – RJ, 21.060-130 

01/09/2024 (domingo) às 16h – Sesc Madureira 
Rua Ewbank da Câmara, 90, Madureira – RJ, 21.510-150 

08/09/2024 (domingo) às 16h – Sesc São Gonçalo 
Av. Pres. Kennedy, 755 – Estrela do Norte, São Gonçalo – RJ, 24440-490 

15/09/2024 (domingo) às 16h – Sesc Teresópolis 
Av. Delfim Moreira, 749 – Várzea, Teresópolis – RJ, 25953-237 

22/09/2024 (domingo) às 15h – Sesc Barra Mansa 
Av. Tenente José Eduardo, 560 – Ano Bom, Barra Mansa – RJ, 27320-430 

Ingressos: R$ 10,00 (inteira), R$ 5,00 (meia-entrada) e gratuito (credencial plena Sesc e público PCG). Teatro Sesc Rosinha de Valença: gratuito

Continue Lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entretenimento

Comitês de Cultura ampliam diálogo e acesso às políticas públicas culturais

Cada Comitê de Cultura é gerido por uma organização da sociedade civil que atua no território e foi selecionado por meio de um edital de cultura do Ministério da Cultura

Comitês de Cultura ampliam diálogo e acesso às políticas públicas culturais

Você conhece ou já ouviu falar sobre os Comitês de Cultura? Eles estão presentes em 26 unidades da federação e funcionam como um elo entre a população e a construção das políticas públicas culturais. 

Promover a cultura como um direito fundamental é uma das metas dessa rede, que vem se consolidando desde sua implantação, em 2023. Isso é o que explica a ministra da Cultura, Margareth Menezes:  

“Comitê de Cultura é uma coisa muito legal que está acontecendo em todo lugar. Cada Comitê de Cultura é gerido por uma organização da sociedade civil que atua no território e foi selecionado por meio de um edital de cultura do Ministério da Cultura. O Comitê é um espaço de mobilização social, formação cidadã e apoio para quem vive da cultura brasileira.”
 
Com a retomada das políticas públicas de cultura pelo MinC, os Comitês de Cultura têm sido um canal para a população ser ouvida e dialogar cada vez mais com o Governo Federal. Eles estão espalhados pelo país, contribuindo para que essas políticas cheguem a todos os cantos do Brasil. 
A ministra ressalta que o Comitê de Cultura oferece suporte para a elaboração de projetos e formação de agentes culturais. “Por exemplo, se você é um agente cultural e quer participar de um edital e não sabe como fazer, conte com o Comitê de Cultura. O comitê também ajuda a divulgar informações sobre todas as políticas públicas de cultura, garantindo que as ações do MinC cheguem a todos os cantos do país. Isso significa mais oportunidade.” 

A participação social é muito importante em todo esse processo. Por isso, a ministra Margareth Menezes defende que os comitês interessam não só aos agentes culturais, mas a toda a população.

Ela explica: “A cultura é um direito de todos e todas as pessoas. Está na Constituição brasileira. E o comitê trabalha para garantir isso também. Por isso, quero convidar todos os brasileiros e brasileiras a conhecer, a se engajar, a participar das ações do Comitê de Cultura do seu Estado. A gente é da cultura. E a cultura é da gente.” 

É possível encontrar informações sobre todos os Comitês de Cultura e as organizações responsáveis na página do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC) no site www.gov.br/cultura
 

Pixel Brasil 61

Continue Lendo

Entretenimento

Ministério das Comunicações e Correios lançam selo em comemoração aos 40 anos da redemocratização do Brasil

Iniciativa celebra a importância do processo democrático iniciado em 1985

Ministério das Comunicações e Correios lançam selo em comemoração aos 40 anos da redemocratização do Brasil

O Ministério das Comunicações e os Correios lançaram o selo comemorativo dos 40 anos da redemocratização do Brasil. A iniciativa celebra a importância do processo democrático iniciado em 1985 e reforça o compromisso institucional com a cidadania, a liberdade e os valores democráticos.

O selo traz uma foto do ex-presidente José Sarney, primeiro civil a assumir a Presidência da República após o regime militar    , e de Tancredo Neves, líder político e símbolo das Diretas Já, eleito presidente em 1985, mas que faleceu antes de tomar posse.

A secretária-executiva do Ministério das Comunicações, Sônia Faustino, que esteve presente na cerimônia de lançamento, destaca que o selo reforça a importância da democracia para o Brasil.

“É uma iniciativa que reforça o poder da democracia no nosso país. Participar desse evento é uma grande honra, não vou me cansar de repetir, inclusive participar numa data comemorativa dos 95 anos de um ícone da política brasileira, o nosso ex-presidente José Sarney. Acho que cada vez mais precisamos de ações como essa, para fortalecer cada dia mais a democracia no nosso país, a importância da democracia. Democracia é vida”.

O lançamento do selo postal possui um valor simbólico e histórico ao representar o reconhecimento de um dos marcos mais relevantes da história do país: a retomada do regime democrático e das liberdades civis após mais de duas décadas de ditadura militar.

A peça perpetua a memória coletiva desse marco, homenageia a luta de milhares de brasileiros por direitos e justiça, e reforça o compromisso das instituições públicas com os valores democráticos.
 

Pixel Brasil 61

Continue Lendo

Entretenimento

Concurso da Fundação Casa de Rui Barbosa recebe inscrições até 12 de maio

Os salários variam entre R$ 7 mil e R$ 14 mil

Concurso da Fundação Casa de Rui  Barbosa recebe inscrições até 12 de maio

A Fundação Casa de Rui Barbosa, entidade vinculada ao Ministério da Cultura, está com inscrições abertas para concurso público. Os salários variam entre R$ 7 mil e R$ 14 mil, de acordo com a posição escolhida. 

No total, são oferecidas 10 vagas, distribuídas entre os cargos de Analista de Ciência e Tecnologia, Pesquisador e Tecnologista. 

As oportunidades são para pessoas com ensino superior em áreas como Administração, Arquitetura, Arquivologia, Contabilidade, Engenharia Civil, Tecnologia da Informação, Museologia, Filosofia e Letras, História e Políticas Culturais.  

O presidente da Fundação Casa de Rui Barbosa, Alexandre Santini, destaca a importância deste concurso, já que o último foi realizado há dez anos.

“Você pode se inscrever e somar, participar desse momento de reconstrução das políticas culturais no Brasil, de valorização da pesquisa, do serviço público e das diferentes ações que essa fundação, tão importante para a história da cultura brasileira, desenvolve. Então é isso. Pela primeira vez, esse concurso contará com vagas para pessoas pretas e pardas e, continuando com ações afirmativas, haverá também vagas para pessoas com deficiência”, afirma Santini.

Interessados podem se inscrever até o dia 12 de maio na página do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação, organizador do certame. O endereço é  www.idcap.org.br 
 

Pixel Brasil 61

Continue Lendo

Destaques