86% dos brasileiros defendem restrição do uso de celulares nas escolas
Desse total, 54% defendem a proibição total, enquanto 32% são favoráveis à liberação apenas para atividades pedagógicas, com autorização prévia do professor
Para 86% dos brasileiros, é preciso que haja algum tipo de restrição ao uso de celular dentro das escolas. Desse total, 54% defendem a proibição total, enquanto 32% são favoráveis à liberação apenas para atividades pedagógicas, com autorização prévia do professor. As informações constam em estudo da Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados, empresa da FSB Holding.
De acordo com o levantamento, somente 14% da população do país são contrários às medidas debatidas atualmente no Congresso Nacional. Os entrevistados com idade entre 16 e 24 anos são os que mais apoiam, em algum nível, a proibição. Nesse grupo, porém, a restrição total tem menor apoio do que na população total.
A pesquisa revela, ainda, que 46% dos brasileiros nesta faixa etária concordam com a proibição total do uso dos dispositivos. Já 43% concordam com a utilização parcial dos aparelhos.
Apesar de somente 11% dos jovens serem contrários à proibição, 43% deles veem como uma alternativa viável o uso parcial dos celulares em sala de aula. Já entre os mais velhos, essa medida tem menos adeptos, com apoio de 32% daqueles com idade acima de 60 anos; de 31% dos que têm entre 25 e 40 anos; e de 27% dos com idade entre 41 a 59 anos.
Renda
A pesquisa também mostra que, quanto mais elevada a renda, mais as pessoas são favoráveis à proibição. Somente 5% dos brasileiros com renda acima de cinco salários mínimos responderam ser contrários à proposta que proíbe o uso de celulares nas escolas, contra 17% na população que ganha até um salário mínimo.
Novo Pronacampo: prazo para adesão é prorrogado até 30/11
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Prazo para adesão ao Novo Pronacampo é prorrogado até 30 de novembro
Objetivo da política é ampliar, qualificar e garantir a oferta, o acesso e a permanência de estudantes na modalidade
O Ministério da Educação (MEC) prorroga o prazo para a adesão a Política Nacional de Educação do Campo, das Águas e das Florestas (Novo Pronacampo) até o dia 30 de novembro. A iniciativa tem como propósito fortalecer e expandir a oferta educacional, promovendo melhorias na qualidade do ensino e garantindo o direito à permanência dos estudantes.
MEC amplia para 36 meses o prazo de execução dos recursos do Escola em Tempo Integral
Alteração publicada em nova resolução busca garantir mais tempo para que estados e municípios executem os investimentos e ampliem o número de matrículas em tempo integral
O Ministério da Educação (MEC) prorrogou o prazo para execução dos recursos do primeiro ciclo (2023/2024) do Programa Escola em Tempo Integral, alterando de 24 para 36 meses. A medida, prevista na Resolução nº 13/2025 e publicada no Diário Oficial da União, tem como objetivo assegurar uma gestão mais eficiente dos investimentos feitos por estados, municípios e pelo Distrito Federal na criação de matrículas em tempo integral.
A norma altera a Resolução nº 18/2023, que define os critérios de repasse e execução dos recursos. Segundo o MEC, o novo prazo atende a solicitações das redes de ensino que enfrentam entraves operacionais, como licitações e obras de infraestrutura. O ministério reforça que a prorrogação não muda as regras de aplicação dos valores, apenas amplia o período para o uso adequado dos recursos públicos e beneficia entes federativos com obras em andamento ou licitações em curso.
O MEC pretende ampliar a meta nacional de matrículas em tempo integral até 2026.
O Programa Escola Tempo Integral
É uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que incentiva a ampliação de vagas em tempo integral na educação básica;
Oferece apoio técnico e financeiro a estados, municípios e ao Distrito Federal para criação de matrículas com jornada igual ou superior a sete horas diárias ou 35 horas semanais
Prioriza escolas que atendem estudantes em situação de maior vulnerabilidade socioeconômica;
Busca promover uma formação integral, que una aprendizado acadêmico, desenvolvimento social, cultural e emocional dos alunos.
SENAI está com mais de 52 mil vagas abertas em cursos presenciais e a distância; confira oportunidades por estado
Do total de vagas, cerca de 17 mil são para cursos presenciais e online. As outras 34.880 são ofertadas via Futuro.Digital
Índice
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) está com 52.378 vagas abertas em cursos gratuitos e pagos, espalhados pelo país. Desse total, 17.498 são para oportunidades presenciais e online.
Entre os cursos técnicos oferecidos, os interessados podem optar por qualificação e aperfeiçoamento e aprendizagem industrial, além de outras modalidades de formação profissional.
As outras 34.880 vagas são ofertadas via Futuro.Digital – plataforma de cursos da instituição que reúne opções de curta e média duração, extensão, graduação, pós-graduação, MBA, micro e minicursos. Nesse caso, são 152 turmas presenciais, 113 semipresenciais e 986 turmas de Educação a Distância (EaD).
Vale destacar que, como o conteúdo de vagas é dinâmico, pode haver constantes atualizações. O levantamento acerca da quantidade de vagas abertas pelo SENAI é feito a cada 15 dias pela Agência de Notícias da Indústria, junto às federações das indústrias.
Segundo o superintendente de Educação Profissional e Superior do SENAI, Felipe Morgado, essas vagas visam atender à demanda da indústria e têm o objetivo de garantir maior empregabilidade entre os alunos.
“As principais vantagens de aderir a esses cursos são, primeiro, a empregabilidade. O Senai tem mais de 86% de empregabilidade dos seus estudantes de cursos técnicos. Segundo, o incremento na renda. Nossa última pesquisa apresenta um resultado de incremento de renda de mais de 24%. Então, esses dois pontos já justificam a oportunidade que tem de fazer um curso no Senai. Mas, além disso, tem um terceiro ponto, que é o acesso mais rápido ao mercado de trabalho”, destaca.
“É possível você selecionar por escola, por município ou por área tecnológica, se inscrever no site e fazer todo o processo de matrícula. É simples e rápido. São apenas três passos para você conseguir o sucesso no seu futuro profissional”, complementa Morgado.
Veja os detalhes das vagas em cada unidade da federação
Amapá
No Amapá, o SENAI está com 225 vagas disponíveis para cursos como desinibição e oratória, dicção, gestão de pessoas e equipes, informática básica, instalações elétricas industriais, instalações elétricas residenciais, montagem e reparação de computadores, qualidade no atendimento ao público e muito mais.
Os cursos são de qualificação profissional. As aulas podem ser presenciais e semipresenciais. Para mais informações, acesse o site do SENAI do Amapá.
Distrito Federal
Já no Distrito Federal, 1.600 vagas gratuitas estão abertas para cursos de aperfeiçoamento e qualificação profissional. Os interessados podem optar por modalidades presencial, semipresencial e online.
As aulas são realizadas nas escolas do Gama, do Setor de Indústrias Gráficas (SIG), de Sobradinho e de Taguatinga. Os encontros podem ocorrer nos turnos matutino, vespertino e noturno. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site do SENAI do Distrito Federal.
Maranhão
No Maranhão, o total de vagas disponíveis no momento chega a 1.025. Entre os cursos ofertados estão implementação de dashboards e power bi, mecânico de motocicletas, programação em linguagem python, operador de caminhão munck, técnico em automação industrial, técnico em informática e técnico em programação de jogos digitais.
Do total de vagas ofertadas, 900 são presenciais, distribuídas em 36 cursos nos turnos vespertino e noturno. Outras 125 vagas são para 5 cursos na modalidade semipresencial voltados à qualificação profissional e às demandas da indústria e do mercado de trabalho. Outras informações podem ser consultadas no site do Futuro.Digital do Maranhão.
Paraíba
Na Paraíba, o SENAI local está com 789 vagas disponíveis para cursos como assentador de revestimento cerâmico, automação residencial, carpinteiro de obras, desenhista de bolsas e calçados, desenhista mecânico, edição de vídeos com smartphone, energias renováveis, informática para rotinas de trabalho, instalador hidráulico, operador de betoneira, pintor de obras imobiliárias e técnico em segurança do trabalho.
De acordo com a instituição, até o momento, há 561 vagas para cursos presenciais nos períodos matutino e vespertino e 228 para a modalidade EaD e Habilidade Técnica. Para mais informações, acesse o site do SENAI-PB.
Paraná
No Paraná, há vagas para cursos de aperfeiçoamento e qualificação, presenciais e a distância, profissionais. Ao todo, são 1.077 oportunidades distribuídas entre áreas como construção de obras, desenvolvimento de sistemas, design, gerencial, manufatura, manutenção e operação, metalmecânica, produção alimentícia, química, sistemas de energia, desenvolvimento de sistemas e gerencial. Para mais detalhes, consulte o site do SENAI-PR.
Rio de Janeiro
Já no Rio de Janeiro, são ofertadas 7.342 vagas. No estado fluminense, os cursos são de qualificação profissional, voltados para áreas como de alimentos e bebidas, audiovisual e animação digital, automação e mecatrônica, comunicação mediática, construção civil, eletroeletrônica, eletricista, energias renováveis, logística, metalmecânica, metalurgia, madeira e mobiliário, tecnologia da informação e vestuário, entre outras.
Ao todo, são 80 cursos gratuitos, com aulas nos formatos presencial, semipresencial e a distância. As inscrições devem ser feitas presencialmente nas unidades do SENAI-RJ. Para mais informações, acesse o site do SENAI do Rio de Janeiro.
Roraima
Em Roraima, o total de vagas disponíveis pelo SENAI chega a 100. Entre os cursos ofertados, há oportunidades para quem quer atuar com injeção eletrônica, liderança e gestão de equipes, operador de máquinas industriais, oratória, por exemplo.
São 100 vagas em 7 cursos presenciais nos períodos matutino, vespertino e noturno. Para mais informações acesse o site do SENAI de Roraima.
São Paulo
No estado de São Paulo, o SENAI conta com mais de 3 mil vagas disponíveis para cursos técnicos e de aprendizagem industrial. As áreas contempladas são de eletroeletrônica, metalmecânica, têxtil, alimentos, química, gráfica, entre outras.
As aulas são presenciais e voltadas à qualificação profissional e ao desenvolvimento de competências técnicas alinhadas às demandas da indústria do estado. Confira o cronograma e faça sua inscrição no site do SENAI-SP.
Sergipe
O SENAI-SE está com 415 vagas abertas para cursos como auxiliar de eletricista, diagnóstico e reparação de sistemas eletrônicos embarcados automotivos e eletricista industrial. Além desses, o público pode escolher entre formações como gesseiro imobiliário, marketing digital, modelagem e confecção de moda íntima, montagem de sistemas pneumáticos e eletropneumáticos e projetos de sistemas fotovoltaicos.
Do total de vagas, 18 são em cursos gratuitos presenciais e semipresenciais, nos períodos matutino, vespertino e noturno. Para mais informações, acesse o Instagram @senaisergipe ou visite a unidade mais próxima.
Tocantis
Já no Tocantins, são 1.510 vagas disponíveis. Os cursos ofertados para cursos como automação industrial, eletromecânica, logística, manutenção automotiva, mecatrônica, planejamento e controle da produção, química, redes de computadores, refrigeração e climatização, segurança do trabalho, telecomunicações e informática
O SENAI informa que 1.025 vagas são referentes a bolsas integrais, ofertadas dentro da política de gratuidade regimental da instituição. Essa medida garante acesso gratuito à educação profissional para quem atende aos critérios do programa. Para mais informações acesse o site do SENAI-TO.
SENAI é referência em educação profissional
Considerada a maior rede privada de educação profissional do Brasil e uma das mais relevantes do mundo, o SENAI é apontado como principal parceiro da indústria na formação de trabalhadores e na inovação. A instituição está presente nos 26 estados e no Distrito Federal, com cerca de 3,1 milhões de matrículas por ano.
Com atuação há 83 anos, o SENAI contribuiu para a formação de mais de 92 milhões de pessoas em cursos técnicos, de qualificação, nível superior, aperfeiçoamento e especialização, sempre alinhados às demandas do setor produtivo.
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