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Educação

Profissional de Destaque: Auditor Interno Ricardo Castilho, uma trajetória de sucesso

Profissional de Destaque: Auditor Interno Ricardo Castilho, uma trajetória de sucesso

Ricardo Castilho, nascido na cidade de Nova Iguaçu no Rio de Janeiro, iniciou sua trajetória profissional, seguindo a carreira militar, aprovado em concurso público, ingressou nas Forças Armadas em 2011.

Realizou vestibular para Universidade Mackenzie no ano de 2014, onde formou-se com êxito e excelência como Bacharel em Administração. Diante do seu empenho e extrema dedicação, conquistou o Prêmio de Mérito Acadêmico George W. Chamberlain, distinção concedida pela Instituição de Ensino Superior aos formandos possuidores dos maiores coeficientes de rendimento escolar, outorgado na cerimônia de colação de grau em 20 de março de 2018. Por sua extrema dedicação aos estudos, Ricardo Castilho foi também premiado com a Pós-graduação em Auditoria Tributária, formando-se Especialista no ramo de auditoria “Lato Sensu” no ano de 2021 pela Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio.

Ricardo Castilho também complementou sua especialização como Auditoria em Sistema de Gestão da Qualidade, junto à COPPE-Q na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), obtendo premiação de “Grau PRATA” na implementação do Sistema de Gestão da Qualidade – SGQ em órgão público da esfera do governo federal.

Sua participação e interesse pela melhoria no serviço público sempre foram relevantes para o seu propósito profissional, considerando que seus fatores vão além da busca incansável pela capacitação e qualificação técnica.

Ricardo Castilho, no exercício da auditoria interna de qualidade,  presta apoio voluntário em Brasília-DF nas avaliações dos ciclos de gestão pública dos órgãos pertencentes as esferas do Governo Federal, Estadual e Municipal, que aderem a metodologia disseminada pelo Poder Executivo, e tem sua legalidade e aporte pela Portaria nº 66, de 31 de março de 2017, na Instrução Normativa SEGES/ME nº 19, de 4 de abril de 2022, no Decreto nº 10.035, de 1º de outubro de 2019, e na Lei nº 14.129, de 29 de março de 2021. Seus principais objetivos são contribuir com o aumento da maturidade de gestão e governança no âmbito dos órgãos e entidades que operam recursos oriundos das transferências da União e aprimorar a efetividade na entrega de valor público à sociedade brasileira.

Diante do exposto, o Auditor Interno de Qualidade, Ricardo Castilho possui diversas premiações e condecorações por seu engajamento como validador e apoiador da administração pública e privada, cabendo citar o Selo Validador de Ouro do Modelo de Governança e Gestão Pública, Certificado Self-Audit da COPPE-Q, Prêmio Qualidade Rio, Medalha do Mérito Marechal Cordeiro de Farias, Medalha Militar de Bronze e o Mérito Acadêmico Chamberlain.

RICARDO CASTILHO | AUDITOR INTERNO | AUDITOR DE QUALIDADE | GESTÃO POR EXCELÊNCIA | MODELO DE GESTÃO PÚBLICA

LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/ricardo-castilho

Lattes: https://lattes.cnpq.br/4999094272961100

Instragram: https://www.instagram.com/ricardo__castilho?igsh=MTNhcmg0bHdyd2xsbA%3D%3D&utm_source=qr

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Educação

Carlos Wizard adquire rede de ensino Enjoy e terá Denis Sá fundador como seu sócio

Carlos Wizard adquire rede de ensino Enjoy e terá Denis Sá fundador como seu sócio

Carlos Wizard, reconhecido por sua trajetória no setor de educação e fundador da renomada rede de escolas que leva seu nome, anuncia aquisição de 50% das cotas de participação da rede Enjoy, uma instituição especializada no ensino de inglês e cursos profissionalizantes voltados para adolescentes. O valor da transação não foi divulgado.

A rede de ensino Enjoy, fundada por Denis Sá e Oswaldo Segantim em 2009, já é consolidada no cenário educacional brasileiro, com um total de 210 unidades franqueadas e próprias distribuídas em 27 estados do Brasil e no Distrito Federal.

Atualmente, a Enjoy atende a uma base de mais de 50 mil alunos, oferecendo não apenas cursos de inglês de alta qualidade, mas também uma variedade de cursos técnicos, abrangendo áreas como design gráfico, marketing digital, programação de jogos e programação web, entre outros.

Além de sua dedicação à educação, a Enjoy se destaca por seu compromisso social, atendendo atualmente a mais de 500 jovens carentes por meio do Instituto Enjoy, localizado em Carapicuíba, SP.

Com a aquisição, a Enjoy se une ao Grupo Wiz, formado pelo novo projeto educacional capitaneado por Carlos Wizard, a Mister Wiz. Juntas, as duas escolas contam com 310 unidades franqueadas.

Wizard enfatiza que —esta estratégia visa consolidar a posição da Mister Wiz como líder no mercado de ensino de inglês para o público infanto-juvenil. Além disso, a abrangência geográfica da Enjoy proporciona uma vantagem competitiva estratégica, facilitando a entrada em novos mercados—. O empresário destaca também a sinergia entre as redes, já que a missão da Mister Wiz é preparar jovens para empreender, enquanto as escolas Enjoy têm como foco a qualificação dos jovens em sua busca pelo primeiro emprego.

A jornada de Carlos Wizard começou lecionando aulas de inglês em sua própria casa. Ao longo de 27 anos, ele construiu o Grupo Multi Educação, que incluiu 10 marcas de prestígio, como Yazigi e Microlins. Em 2013, esse grupo foi vendido ao conglomerado britânico Pearson por uma cifra bilionária. Agora, Wizard busca replicar esse sucesso passado com a Mister Wiz, promovendo o crescimento orgânico e por meio de aquisições.

Sobre os sócios — Denis Sá e Oswaldo Segantim Junior se conheceram em 2001 em uma comunidade terapêutica de reabilitação para dependentes químicos. Após meses de internação, determinados a mudar de vida, resolveram formar um negócio juntos.

Em 2002, juntaram suas economias e abriram uma pequena escola de inglês, que se tornaria posteriormente o embrião da primeira escola Enjoy. Como Denis já tinha experiência em prospecção de alunos jovens, fizeram um trabalho comercial e, em menos de um ano, matricularam 1.500 alunos em uma única unidade.

Em 2017, os sócios começaram a viajar pelo Brasil afora em busca de novos franqueados para o negócio. Atualmente, a empresa está presente em 27 estados brasileiros com mais de 200 unidades comercializadas, e em 2022 ultrapassou o faturamento de R$60 milhões.

A rede Enjoy também realiza um trabalho social, através de um instituto em Carapicuíba (SP) que atende mais de 500 jovens gratuitamente, com aulas de teatro, música, dança, esportes e inglês profissionalizante com alimentação. A iniciativa é mantida com a colaboração dos alunos e franqueados da rede.

Há três anos Priscila Sá, esposa de Denis, convidou Carlos Wizard para fazer uma live, mas sem falar de negócios, empresas ou finanças. Priscila queria conhecer a influência da fé na trajetória do empresário. O que seria uma simples live, se tornou um programa semanal que já dura três anos, em que o casal Wizard e o casal Sá realizam uma live no Instagram para falar sobre fé, propósito e família.

Mister Wiz — A proposta da Mister Wiz, comandada por Felipe Martins, filho de Wizard, é ensinar o inglês com conceitos de empreendedorismo, liderança, educação financeira e inteligência emocional. Com um programa exclusivo e inovador, a Mister Wiz está voltada para alunos dos 7 aos 17 anos, com o objetivo de ajudar cada aluno a se tornar um empreendedor, a escola ensina a arte de empreender de uma forma prática e lúdica, para que os alunos consigam transformar seus sonhos em projetos de vida, de forma criativa e autônoma.

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Educação

Presidente do Inep anuncia cancelamento do Enem Digital

O motivo é a baixa adesão à versão a distância do exame

Presidente do Inep anuncia cancelamento do Enem Digital

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palácios, anunciou hoje (8) que a autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC) deixará de realizar a edição digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, Palácios justificou o cancelamento da prova a distância alegando que poucos estudantes optaram por realizá-la desde sua criação, em 2020. Segundo o presidente do Inep, considerando a baixa adesão, o custo da versão digital de uma das principais formas de acesso ao ensino superior no Brasil não se justifica.

A Agência Brasil entrou em contato com as assessorias do Inep e do MEC, que confirmaram as informações divulgadas pelo jornal. De acordo com a reportagem, em 2022, só o Enem Digital custou R$ 25,3 milhões aos cofres públicos. Isso significa dizer que o valor por estudante foi de cerca de R$ 860, enquanto na edição impressa este custo foi de aproximadamente R$ 160.

“Resolvemos cancelar a edição digital e não há planos para que ela volte a ocorrer”, disse Palácios ao Estadão. As provas físicas do Enem deste ano estão previstas para serem aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro. Inicialmente, as inscrições para o exame regular deverão ser feitas entre 8 e 19 de maio.

Edição: Juliana Andrade

Fonte: EBC

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Educação

Matrículas na educação infantil aumentam em 2022, aponta Censo Escolar

Os registros de matrículas apresentaram queda no período de 2020 e 2021, durante a pandemia do coronavírus

Dados do Censo Escolar de 2022, divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) em conjunto com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), apontam recuperação no número de matrículas em creches e de alunos em tempo integral, ambos em comparação com o ano anterior.

Os registros de matrículas que apresentaram queda no período de 2020 a 2021, durante a pandemia do coronavírus, mas voltaram a crescer em 2022. Em especial, as creches haviam registrado queda de matrículas já em 2019.

“Os dados estão revelando que a pandemia é como se fosse uma onda passando e afetando esses indicadores, matrícula, e agora a gente está voltando em situações pré-pandemia”, afirmou o diretor de estatísticas educacionais do Inep, Carlos Moreno, durante a coletiva de imprensa na última quarta-feira (8), para divulgação dos dados do censo.

De acordo com o Censo Escolar 2022, o país possui 74,4 mil creches em funcionamento. Dentro disso, 66,4% das matrículas são da rede pública e 33,6%, da privada, sendo que 50,7% dessas creches privadas possuem convênio com o poder público.

Em 2022, comparado ao ano anterior, o número de matrículas na educação infantil apresentou aumento 8,9% na rede pública e 29,9% na privada. No total, foram registradas 9.028.764 matrículas, ultrapassando o número observado no período pré-pandemia em ambas as redes.

A pesquisa aponta que as matrículas na pré-escola também aumentaram, com mais 5 milhões de novos registros. Desses, 78,8% são na rede pública e 21,2%, na privada, sendo que 166,7 mil alunos frequentam escolas conveniadas com o poder público.

Na faixa etária adequada à creche, até 3 anos de idade, o atendimento escolar foi de 36%, algo próximo ao percentual observado em 2019, quando o atendimento era de 35,6%.

O Plano Nacional de Educação (PNE) propõe que a assistência chegue a 50% dessa população. “Há, portanto, um desafio a ser vencido para atingir a meta do PNE, cujo horizonte se encerra agora em 2024”, aponta Carlos Moreno. Para isso, é necessária uma ampliação dos atuais 3,5 milhões de matrículas para algo em torno de 5 milhões.

Tempo integral

Quando o assunto é tempo integral na educação infantil, entre 2021 e 2022, o censo revela também um aumento de matrícula nas creches públicas, de 56,2% para 56,8%. As particulares conveniadas mantiveram a taxa (92,8%), enquanto as privadas sem convênio com o poder público apresentaram queda de 28,5% para 21,1%.

No total, o percentual de matrículas em tempo integral na creche foi de 57%, apresentando uma redução de 2,2% em relação ao ano anterior. Já na pré-escola, o percentual cresceu de 11,3%, para 12,8%.

A estudante Danielly Botosso, 24, explica que matriculou o filho Elliot em uma creche em 2022. Na primeira vez, a criança estudou em uma creche privada em tempo integral, mas hoje, aos três anos, frequenta o maternal II em uma pública, também nessa modalidade.

Danielly diz que tinha a necessidade de voltar para o mercado de trabalho e para os estudos, por isso, junto ao marido, optou por matricular o filho na creche. “Mas para além disso, como ele nasceu em 2020, ele tinha alguns aspectos de não falar muito, não socializar tanto. Então esse foi um ponto primordial para ele permanecer na creche”, afirma.

No ensino fundamental, a proporção de alunos que estudam em tempo integral cresceu em 2022. O ensino médio dessa modalidade manteve a tendência de alta e atingiu um crescimento de 9,9% na rede pública, nos últimos cinco anos.

Censo Escolar

O Censo Escolar da Educação Básica é uma pesquisa estatística realizada anualmente pelo Inep em parceria com as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação. O estudo é dividido em duas etapas e obrigatórias aos estabelecimentos públicos e privados de educação básica.

Os dados levantados são sobre escolas, professores, gestores, turmas e alunos de todas as etapas e modalidades de ensino da educação básica. Em cima disso são realizadas a formulação, monitoramento e avaliação de políticas públicas, além da definição de programas e critérios para a atuação do MEC em conjunto com as escolas, estados e municípios.

Fonte: Brasil61

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