Connect with us

Esportes

Com homenagem a ídolo, Senegal bate Equador e vai às oitavas da Copa

Leões de Teranga não chegavam à segunda fase desde a estreia, em 2002

Com homenagem a ídolo, Senegal bate Equador e vai às oitavas da Copa

No duelo do Grupo A que era um confronto direto por vaga às oitavas de final da Copa do Mundo do Catar, melhor para Senegal. Nesta terça-feira (29), os Leões de Teranga derrotaram o Equador por 2 a 1, no Estádio Internacional Khalifa, em Doha, pela terceira e última rodada da primeira fase.

O triunfo deu aos campeões africanos o segundo lugar da chave, com seis pontos, um atrás da Holanda, que garantiu a primeira colocação ao bater os anfitriões, já eliminados, por 2 a 0. Desde a estreia em Mundiais, na edição de 2002, no Japão e na Coreia do Sul, os senegaleses não chegavam ao mata-mata. Na ocasião, a seleção caiu nas quartas de final (oportunidade na qual o atual treinador, Alliou Cissé, era o capitão). De lá para cá, o país também esteve na Copa da Rússia, há quatro anos, eliminado na fase de grupos por ter mais cartões amarelos que os japoneses.

Um dos heróis daquela campanha de 2002, aliás, foi homenageado no jogo desta terça. Autor do primeiro gol senegalês em Copas, na vitória por 1 a 0 sobre a França, Papa Bouba-Diop faleceu há exatamente dois anos, vítima da esclerose lateral amiotrófica (ELA). Nas arquibancadas, torcedores dos Leões de Teranga pintaram as costas com o número do ex-meia, o 19. Na braçadeira do zagueiro e capitão Kalidou Koulibaly também constava o número 19.

Nas oitavas, Senegal terá pela frente o líder do Grupo B, que reúne Inglaterra, Irã, Estados Unidos e País de Gales. A partida será no domingo (4), às 16h (horário de Brasília), no Estádio Al Bayt, em Al Khor.

Precisando vencer para se classificar, Senegal iniciou o jogo subindo as linhas e marcando presença no campo do Equador, que tentava diminuir o ritmo da partida, administrando a posse da bola. Aos sete minutos, a equipe africana deu o primeiro susto, com Boulaye Dia aparecendo pela direita às costas do zagueiro Félix Torres. O atacante recebeu do lateral Youssouf Sabaly na área e bateu cruzado, próximo à trave direita. Aos 23, o ataque foi pela esquerda, com o meia Ismailla Sarr desarmando o lateral Ángelo Preciado, invadindo a área, levando à perna direita e chutando colocado, rente à forquilha esquerda.

A insistência dos Leões de Teranga foi premiada aos 41 minutos. Lançado na esquerda pelo lateral Abdou Diallo, em rápida cobrança de falta, Sarr aproveitou falha de Preciado ao tentar cortar a bola, entrou na área e foi atropelado pelo zagueiro Piero Hincapié. O próprio meia converteu a penalidade, deslocando o goleiro Hernán Galíndez e abrindo o placar em Doha.

Os papéis se inverteram no retorno do intervalo. As entradas do meia Jeremy Sarmiento e do volante José Cifuentes deixaram o Equador mais agressivo. Diferentemente do primeiro tempo, os sul-americanos trocavam passes com pressa, mas com dificuldades para chegar à área. A solução acabou sendo a bola parada. Aos 21 minutos, após cobrança de escanteio de Gonzalo Plata, pela direita, o também atacante Moisés Caicedo apareceu livre, na segunda trave, para desviar uma cabeçada de Torres na pequena área e deixar tudo igual.

Os senegaleses, porém, levaram três minutos para responder. O meia Gana Gueye cobrou falta da intermediária, pela esquerda, a bola desviou na coxa do atacante Enner Valencia (ironicamente, o artilheiro equatoriano no Mundial) e sobrou para Koulibaly concluir e recolocar os africanos à frente. O primeiro gol do zagueiro do Chelsea (Inglaterra) em 68 jogos pela seleção.

O desenho da reta final da partida ficou claro, com Equador ocupando o campo ofensivo e Senegal apostando nos contra-ataques. Em um deles, aos 42 minutos, o volante Pape Gueye quase surpreendeu Galíndez com um chute de fora da área, que o goleiro sul-americano salvou em dois tempos. Nos acréscimos, os equatorianos foram para o abafa com bolas levantadas na área, mas sem sucesso, para explosão da torcida africana em Doha ao apito final.

Edição: Fábio Lisboa

Fonte: EBC

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entretenimento

Ana Paula Marquez: de Musa Fitness a estrela do samba paulistano

Ana Paula Marquez: de Musa Fitness a estrela do samba paulistano

Ana Paula Marquez, uma notável figura no mundo fitness, está agora capturando a atenção do samba paulistano. Aos 29 anos, essa piauiense radicada em São Paulo vem consolidando uma carreira impressionante com 14 anos dedicados à saúde e ao bem-estar. Com uma rotina de treinos quatro vezes por semana e uma dieta equilibrada que lhe permite desfrutar de uma vasta gama de alimentos sem restrições, Ana Paula é a imagem da determinação e sucesso.

Recentemente, o sucesso de Ana nas redes sociais chamou a atenção de uma das maiores escolas de samba de São Paulo, que a sondou para ser uma de suas musas no próximo carnaval. Embora honrada, Ana Paula ainda está decidindo se aceitará o convite, ponderando como essa nova aventura se alinhará com seus compromissos atuais e sua marca pessoal.

Ana Paula já demonstrou que não é apenas sua forma física que impressiona, mas também sua habilidade em inspirar e liderar. Com o carnaval se aproximando, o público e seus seguidores estão ansiosos para saber se verão essa estrela do fitness brilhar também no samba. Será que Ana Paula aceitará o convite para adicionar mais um título à sua já brilhante trajetória? Só o tempo dirá.

Continue Reading

Esportes

Ex atleta do Vasco da Gama Vinicius de Souza Ferreira vai para sua sétima temporada na Itália

Ex atleta do Vasco da Gama Vinicius de Souza Ferreira vai para sua sétima temporada na Itália

Com uma carreira marcada por desafio e superação , Vinicius de Souza Ferreira, ex-jogador do Vasco da Gama, está disputando sua sétima temporada na Itália, com 34 anos de idade, atualmente defendendo as cores do Asd Tricarico.

Com 7 gols nesta temporada, ele vem se destacando

Vinicius traz consigo a bagagem de ter defendido as cores do Vasco da Gama, um clube com uma história rica no futebol brasileiro. Sua passagem pelo Gigante da Colina contribuiu para moldar uma boa base e se consolidar como atleta.

Vinicius Também teve uma boa passagem pela ilha de Malta, jogando pelo Marsa FC, onde foi campeão da série B do campeonato Maltês na temporada 2019/2020.

Atual Desafio no Asd Tricarico:

Em sua sétima temporada na Itália, Vinicius encontrou um novo lar no Asd Tricarico.

Com 7 gols na metade da competição, sua presença em campo continua a ser um diferencial, elevando o desempenho da equipe e solidificando seu papel como Líder.

Antes de cruzar fronteiras, Vinicius teve passagens em solo brasileiro, clubes como Vasco da gama, América RJ e América de Sergipe. Seu feito mais notável foi a conquista da Série A2 do Sergipano, demonstrando sua capacidade de vencer desafios.

Proposta para a Série A de San Marino:

O destaque de Vinicius não passou despercebido, e agora ele enfrenta uma nova e emocionante oportunidade. Uma proposta para jogar na Série A de San Marino surgiu, lançando um capítulo intrigante em sua carreira. A próxima janela de transferências pode marcar um novo e empolgante capítulo para o jogador.

Perspectivas para o Futuro:

Com uma carreira diversificada, Vinicius de Souza Ferreira continua a desafiar limites e buscar novas conquistas.

Continue Reading

Esportes

Atleta Fabricia Gomes desiste das passarelas em 2024 para dedicar-se às competições

Atleta Fabricia Gomes desiste das passarelas em 2024 para dedicar-se às competições

Fabricia Gomes, a atleta fisiculturista e renomada Musa Fitness de São Paulo e do Brasil, optou por deixar as plumas e paetês de lado para se entregar de corpo e alma aos intensos treinos visando os campeonatos de 2024.

O calendário de competições, marcado para abrir suas portas em março, serve como o ponto de partida para essa nova jornada. Fabricia, que já brilhou como Musa da Copa pela Arábia Saudita, agora direciona sua determinação para esculpir um corpo digno dos palcos fisiculturistas.

Com ousadia e determinação, Fabricia Gomes transita entre os holofotes de Musa enquanto deixa sua marca em competições nacionais e internacionais. Seu comprometimento com a busca da perfeição física a coloca nesse seleto grupo de atletas que têm um comprometimento com o estilo de vida saudável, dedicação, determinação e conquistas em termos de transformação corporal.

Desistência do Carnaval

Depois de desfilar pela Tucuruvi em 2023, Fabricia mudou seus planos de assumir um novo papel na Casa Verde, abdicando do carnaval de 2024.

No ano passado, celebrei a alegria do carnaval, mas agora decidi focar totalmente na minha jornada fisiculturista. A passarela terá de esperar, pois meu corpo e mente estão empenhados nos treinos.” afirmou.

Ao decidir por esse novo caminho, Fabricia Gomes demonstra que a verdadeira celebração está na conquista pessoal e na busca constante pela superação. Sua decisão de priorizar os treinos para os campeonatos de fisiculturismo revela a força de uma mulher que está determinada a se destacar em qualquer palco que escolher pisar.

Continue Reading

Destaques