A passagem do transporte coletivo em Campo Grande custará R$ 1,75 nesta quarta-feira (2), Dia de Finados. Ela será 60% mais barata durante a data de referência aos mortos, quando os cemitérios públicos devem receber 216 mil pessoas.
Além da tarifa reduzida, o dia terá um esquema especial do transporte coletivo para facilitar o acesso aos cemitérios. Entre 6 e 18 horas, circulará uma linha especial partindo da Praça Ary Coelho até o Cemitério Santo Amaro. Haverá coletivos saindo da praça a cada 15 minutos.
As seguintes linhas terão reforço: 85 (Terminal Morenão/Terminal Júlio de Castilho); 80 (Aero Rancho /General Osório); 81 (Bandeirantes/Nova Bahia); 73 (Júlio de Castilho/Nova Bahia) para facilitar o deslocamento de quem for visitar os Cemitérios Santo Amaro, Santo Antônio e São Sebastião.
A linha 503 (Terminal Morenão/Iracy Coelho) também terá um esquema especial. Os ônibus desta linha passam em frente aos Cemitérios Montes das Oliveiras, Parque das Primaveras, Park Campo Grande e Memorial Park.
O ônibus da linha 318 (Terminal Aero Rancho/Jardim Pênfigo) terá trajeto estendido até o Cemitério Jardim da Paz, na saída para Sidrolândia.
Fiscais de trânsito e guardas municipais estarão trabalhando em frente aos cemitérios Santo Amaro e Parque das Primaveras.
Datas especiais
O Dia de Finados, segundo a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), é uma das seis datas comemorativas nas quais é cobrada uma tarifa equivalente a 40% do valor vigente da passagem de ônibus. A regra se aplica ao 1º de janeiro, ano novo; 1º de maio, Dia do Trabalhador; 2º domingo de maio, Dia das Mães; 2º domingo de agosto, Dia dos Pais e 26 de agosto, aniversário de Campo Grande. Atualmente, a tarifa de ônibus é R$ 4,40.
O Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) será um tributo de gestão compartilhada entre União, estados e municípios
Índice
Com a chegada do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) prevista para o próximo ano, os municípios precisam começar a se organizar para não perder participação na arrecadação dos novos tributos. A orientação é do Conselho Técnico das Administrações Tributárias (CTAT), que divulgou a Nota Técnica nº 4/2025 com recomendações práticas às prefeituras.
O documento foi elaborado com o apoio da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e traz diretrizes para que as gestões municipais melhorem a forma como acompanham e fiscalizam os tributos locais, garantindo uma participação mais justa na divisão do IBS, especialmente durante o período de transição.
Criado pela Reforma Tributária (EC 132/23), o IBS será um imposto de gestão compartilhada entre União, estados e municípios. Ele começa a ser testado em 2026, com uma alíquota simbólica de 0,1%, e só em 2033 deve substituir por completo os atuais ICMS (estadual) e ISS (municipal).
Durante o período de transição, entre 2029 e 2077, a arrecadação será dividida parcialmente entre o local onde o serviço ou produto foi consumido e o “coeficiente de participação” de cada governo local — um cálculo que levará em conta a eficiência e estrutura da administração tributária de cada ente federativo.
Distribuição e fiscalização: o que os municípios precisam saber
Segundo a Nota Técnica, a distribuição da arrecadação do novo imposto será organizada por um Comitê Gestor do IBS (CG-IBS). Caberá a esse grupo definir como os valores serão repassados aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios, incluindo prazos, fórmulas de cálculo e os chamados coeficientes de participação.
A CNM alerta que é essencial que os municípios mantenham cadastros atualizados, ampliem a fiscalização de tributos locais e acompanhem de perto seus contribuintes. Também é recomendado o uso eficiente da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica e que as prefeituras organizem bem seus processos de cobrança administrativa e judicial de dívidas tributárias.
Participação plena, só em 2078
De acordo com o documento técnico, apenas a partir de 2078 a arrecadação do IBS será totalmente destinada ao município ou estado onde o bem ou serviço foi efetivamente consumido.
Por isso, o CTAT reforça que, quanto mais cedo os municípios se prepararem, melhor será sua fatia na arrecadação futura. A nota traz orientações claras para que os gestores possam tomar medidas práticas agora, garantindo ganhos a longo prazo.
A Nota Técnica 4/2025 está disponível no portal da CNM com todos os detalhes e explicações.
Nesta quinta-feira (1), a saca de 60 quilos do café arábica custa R$ 2.616,02 em São Paulo, registrando queda de 1,84%. O café robusta segue a mesma tendência e cai 0,71%, cotado a R$ 1.702,68.
O açúcar cristal, em alta de 0,76%, custa R$ 143,92 na capital paulista. No litoral, em queda de 0,90%, vale R$ 130,79.
Já a saca de 60 kg do milho fechou em baixa de 0,30% e é negociada a R$ 80,13 para a região de referência de Campinas (SP).
Nesta quinta-feira (1), o boi gordo está cotado a R$ 318,85 em São Paulo, em queda de 0,33%.
Os quilos dos frangos congelado e resfriado tiveram queda. O congelado vale R$ 8,58 e o resfriado R$ 8,68.
A carcaça suína especial, estável, custa R$ 12,87. O quilo do suíno vivo se manteve estável em Minas Gerais, onde custa R$ 8,54. No Paraná e em Santa Catarina, também em estabilidade, vale R$ 8,24 e R$ 8,13 respectivamente.
Os cookies necessários ajudam a tornar um site utilizável, permitindo funções básicas como navegação de páginas e acesso a áreas seguras do site. O site não pode funcionar corretamente sem esses cookies.
Os cookies de preferência permitem que um site lembre informações que muda a maneira como o site se comporta ou parece, como sua linguagem preferida ou a região que você está.
A estatística
Os cookies de estatística ajudam os proprietários de sites a entender como os visitantes interagem com os sites, coletando e relatando informações anonimamente.
O marketing
Cookies de marketing são usados para rastrear visitantes em sites. A intenção é exibir anúncios que sejam relevantes e envolventes para o usuário individual e, portanto, mais valiosos para editores e anunciantes terceirizados.
Não classificado
Cookies não classificados são cookies que estamos em processo de classificação, juntamente com os fornecedores de cookies individuais.