Jornada Nacional de Inovação da Indústria: Florianópolis (SC) recebe encontro regional Sul dias 1º e 2 de outubro
Evento vai reunir empresários, pesquisadores, representantes da indústria e do setor público, nos dias 1 e 2 de outubro, para consolidar prioridades regionais em temas como transição ecológica, digitalização e bioeconomia
A Jornada Nacional de Inovação da Indústria chega, dia 1º de outubro, a Florianópolis (SC), para o primeiro encontro regional da iniciativa promovida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
O evento ocorrerá dias 1º e 2 de outubro, na sede da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), e marcará a etapa de integração dos resultados já levantados em encontros estaduais da região Sul.
O encontro regional reunirá empresários, pesquisadores, startups, representantes do setor público e instituições parceiras para organizar os resultados dos painéis realizados no Paraná, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. A ideia é consolidar os principais desafios e oportunidades da indústria, com foco em inovação, sustentabilidade e digitalização.
Para a especialista de Inovação da CNI, Marilene Castro, o evento será um marco dentro da Jornada. “O encontro regional é uma etapa, um consolidado de tudo o que encontramos e das discussões feitas nos painéis de cada um dos encontros estaduais, agrupando os principais desafios e oportunidades da indústria. É um espaço de análise coletiva, onde os empresários, representantes do setor público, academia e instituições parceiras ajudam a identificar prioridades regionais para a transição ecológica e digital. Será um momento estratégico para projetar os aprendizados da região Sul do Brasil”, explica.
Entre os temas previstos estão transição ecológica e digital, bioeconomia, inteligência artificial, descarbonização e transformação dos modelos de negócios. Para o diretor de Inovação e Competitividade da FIESC, José Eduardo Fiates, a Jornada Nacional é uma oportunidade estratégica para conectar o estado aos principais recursos e políticas em desenvolvimento no país. “Além disso, o tema focado em descarbonização e transição energética agrega um fator positivo a mais, pois são fundamentais para a competitividade das empresas e grandes oportunidades de negócio para os próximos anos.”
O resultado do encontro regional Sul servirá de subsídio para estratégias empresariais, recomendações de políticas públicas e para o 11º Congresso de Inovação da Indústria, marcado para março de 2026, em São Paulo.
Além de consolidar as prioridades regionais, a expectativa é de que o encontro fortaleça a participação das empresas locais no Prêmio Nacional de Inovação, ampliando o engajamento para o congresso. “O Congresso de Inovação vai ser diferente dos dez que já aconteceram, porque refletirá exatamente os desafios e as oportunidades que temos em cada estado brasileiro. E, com isso, pretendemos também trazer outras formas de cases, por meio do cadastramento de soluções na plataforma da jornada”, completa Marilene Castro.
Deep techs
As deep techs – startups baseadas em inovação científica e tecnológica – têm destaque na Jornada Nacional de Inovação da Indústria, pois são empresas baseadas em descobertas científicas, com alto grau de inovação e potencial para transformar setores inteiros. O Brasil conta atualmente com mais de 20 mil startups.
A Jornada Nacional de Inovação da Indústria começou em julho de 2025 e termina em março de 2026, no 11º Congresso de Inovação da Indústria. Neste período, o movimento itinerante percorrerá as 27 Unidades da Federação para conhecer novas tecnologias com identidade regional, promover diálogos e criar uma rede inovação no país.
Maioria dos brasileiros acredita que a Inteligência Artificial pode tomar decisões melhores que humanos
Pesquisa da Nexus mostra que 51% da população confia na capacidade da IA, especialmente entre jovens e pessoas com maior renda; 63% já usaram a tecnologia no dia a dia
As ferramentas de Inteligência Artificial estão cada vez mais presentes no dia a dia dos brasileiros. Um levantamento da Nexus aponta que 51% da população acredita que a IA é capaz de tomar decisões melhores que um ser humano em determinadas situações.
Apesar disso, 45% ainda confiam mais no julgamento humano, enquanto 4% dos entrevistados não souberam ou preferiram não responder.
O estudo também mostra que 63% dos brasileiros já utilizaram algum recurso de IA, e 30% recorreram à tecnologia para compreender temas complexos, como política, economia e ciências.
Os dados da pesquisa
Confira abaixo os principais dados levantados pela Nexus:
Dos que acreditam na capacidade de decisão de uma IA:
64% são jovens de 18 a 30 anos, a geração Z;
56% são brasileiros com ensino médio completo;
55% recebem mais de cinco salários mínimos;
53% são moradores do Norte e Centro-Oeste.
Dentre os que não veem as ferramentas de IA com essa capacidade:
57% dos mais enfáticos são maiores de 60 anos;
51% são brasileiros com ensino fundamental completo;
49% são moradores do Nordeste.
Sobre o uso da ferramenta:
45% da população brasileira utiliza IA ao menos uma vez no mês;
16% usam essas ferramentas todos os dias;
20% usam algumas vezes por semana.
Sobre a influência desse tipo de tecnologia no dia a dia:
37% dos brasileiros tiveram uma decisão de compra influenciada pela IA;
46% são jovens da geração Z;
45% ganha acima de cinco salários mínimos;
44% possuem ensino superior;
42% são moradores do Nordeste.
Sobre a forma como é utilizada a ferramenta:
48% dos brasileiros usam para buscar informações gerais;
45% usam para estudar ou aprender algo novo;
41% utilizam para criar conteúdos;
39% usam para lazer e entretenimento;
38% usam para ajudar em questões de saúde.
As informações podem ser consultadas no site da Nexus
Jornada Nacional de Inovação da Indústria chega a Vitória da Conquista (BA)
Evento representa marco para o desenvolvimento regional, diz gerente da FIEB. Representante do setor industrial do Sudeste baiano espera “forte engajamento” das empresas locais. Jornada debate transformação digital e transição ecológica, com foco em soluções sustentáveis e competitivas
Vitória da Conquista (BA) recebe, nesta quarta-feira (24), a Jornada Nacional de Inovação da Indústria, iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O movimento percorre o país para conectar pessoas, ideias, tecnologia e meio ambiente em torno da transição ecológica e digital.
O encontro será realizado no HUB Conquista/Espaço Colaborar do Instituto Federal da Bahia (IFBA), com uma programação que inclui debates, cases locais e workshops práticos.
“Esse movimento acontece em todo o país e, aqui na Bahia, contempla cidades que simbolizam a diversidade e o potencial das regiões industriais do estado. Nossa expectativa é de forte engajamento das indústrias locais, o que consolidará o evento como um marco para o desenvolvimento regional. O nosso maior objetivo é que haja impactos positivos em relação à inovação, crescimento econômico e geração de valor para todo o Sudoeste da Bahia”, ressalta Antônia Bizerra, gerente de Relações Institucionais da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) na região.
Jornada de Inovação: empresas em destaque
Aetapa de Vitória da Conquista conta com a correalização da FIEB, SESI, SENAI, IEL e Sebrae e Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) da Bahia. O encontro tem ainda a parceria do Inova Conquista – Ecossistema Local de Inovação.
Durante o evento, empresas, startups, universidades, instituições públicas e representantes do ecossistema vão compartilhar experiências e discutir caminhos concretos para tornar a indústria mais competitiva. Os painéis trazem modelos de sucesso do Sudoeste baiano, como os cases do IBR Hospital, Teiú e NathFarma (em transformação digital), além da Água de Coco Ice, Alimentos Tia Sônia e Recicla (em transição ecológica).
Na programação, os participantes poderão optar entre dois workshops simultâneos:
Recursos Financeiros para Inovar, com dicas práticas sobre editais e linhas de fomento;
Gestão da Inovação, abordando processos, inteligência de dados e integração da inovação às estratégias empresariais.
As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas. Os interessados podem escolher entre participar da programação completa (manhã e tarde), apenas do turno da manhã (palestras e painéis) ou de um dos workshops da tarde. Inscreva-se aqui.
A Jornada Nacional de Inovação da Indústria está percorrendo o Brasil em busca das melhores práticas em soluções tecnológicas e sustentáveis, que serão apresentadas no Congresso Nacional de Inovação, em março de 2026, em São Paulo. A agenda completa dos eventos pode ser conferida no site oficial da mobilização.
Bahia recebe a Jornada Nacional de Inovação da Indústria para impulsionar transição ecológica e digital
Evento em Feira de Santana reunirá empresas, startups, universidades e governo para discutir soluções que fortalecem a competitividade regional
A Jornada Nacional de Inovação da Indústria chega ao município de Feira de Santana (BA), no dia 22 de setembro, na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a iniciativa tem como foco impulsionar a transição ecológica e digital no setor industrial, conectando empresas, startups, universidades e o poder público.
A programação inclui palestras, painéis e workshops sobre bioeconomia, sustentabilidade, inovação digital e gestão, além da apresentação de experiências de empresas locais.
Para a gerente de Relações Institucionais da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) na região Central da Bahia, Fernanda Moreira, o encontro será estratégico para o desenvolvimento regional. “Feira de Santana se destaca como um dos mercados mais fortes do interior da Bahia. Possui indústria diversificada, comércio dinâmico e ambiente acadêmico muito ativo. Trazer a pauta da inovação para o território é essencial, porque significa abrir espaço para que empresas de diferentes portes e segmentos tenham acesso a essas novas tecnologias, a novos modelos de negócio e práticas sustentáveis”, afirma.
Segundo Fernanda, o evento fortalecerá conexões estratégicas entre setor produtivo, academia e governo. “A Jornada contribui para reforçar a imagem da cidade como um polo inovador, capaz de atrair investimentos, reter talentos e inspirar novos empreendedores. Então, o evento consolida Feira de Santana no mapa da inovação e no desenvolvimento industrial da Bahia”, completa a gerente.
Jornada Nacional de Inovação da Indústria: etapa de Feira de Santana (BA)
A etapa de Feira de Santana prevê:
Palestra sobre bioeconomia e inovação no Portal do Sertão.
Painel sobre transição ecológica e digital, com cases e debates entre empresas, startups e academia;
Dois workshops: acesso ao fomento à inovação e gestão da inovação.
As inscrições são gratuitas e têm vagas limitadas. O participante pode escolher entre três modalidades: acompanhar toda a programação (manhã e tarde), participar apenas do turno da manhã, com palestra e painel de discussão, ou se inscrever exclusivamente nos workshops da tarde, escolhendo uma das duas temáticas disponíveis. Inscreva-se aqui.
A edição de Feira de Santana (BA) conta com a parceria da FIEB e suas casas Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL), do Sebrae Bahia e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), além do apoio da UEFS e o Ecossistema Inova Feira de Santana de Negócios.
A Jornada Nacional de Inovação está percorrendo o Brasil em busca das melhores práticas em soluções tecnológicas e sustentáveis, que serão apresentadas no Congresso Nacional de Inovação, em março de 2026, em São Paulo. A agenda completa dos eventos pode ser conferida no site: www.jornadanacionaldeinovacao.com.br.
Os cookies necessários ajudam a tornar um site utilizável, permitindo funções básicas como navegação de páginas e acesso a áreas seguras do site. O site não pode funcionar corretamente sem esses cookies.
Os cookies de preferência permitem que um site lembre informações que muda a maneira como o site se comporta ou parece, como sua linguagem preferida ou a região que você está.
A estatística
Os cookies de estatística ajudam os proprietários de sites a entender como os visitantes interagem com os sites, coletando e relatando informações anonimamente.
O marketing
Cookies de marketing são usados para rastrear visitantes em sites. A intenção é exibir anúncios que sejam relevantes e envolventes para o usuário individual e, portanto, mais valiosos para editores e anunciantes terceirizados.
Não classificado
Cookies não classificados são cookies que estamos em processo de classificação, juntamente com os fornecedores de cookies individuais.