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Educação

IEL oferece mais de 2,2 mil vagas de estágio com bolsas de até R$ 2,5 mil em todo o Brasil

Plataforma IEL Carreiras facilita acesso a oportunidades em diversos estados e conecta jovens talentos às empresas com acompanhamento pedagógico e mentoria

IEL oferece mais de 2,2 mil vagas de estágio com bolsas de até R$ 2,5 mil em todo o Brasil

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) está com mais de 2,2 mil vagas de estágio abertas em todo o país, com bolsas que podem chegar a R$ 2,5 mil. As oportunidades são voltadas para estudantes de diferentes áreas de formação e níveis de escolaridade, e podem ser acessadas gratuitamente pela plataforma IEL Carreiras.

De acordo com a gerente de Carreiras e Desenvolvimento Empresarial do IEL, Michelle Queiroz, as vagas de estágio oferecidas se destacam por promover uma inserção qualificada no mercado de trabalho. “O IEL atua como uma ponte entre estudantes, as instituições de ensino e as empresas, o que facilita o acesso a oportunidades reais e prepara os jovens talentos para os desafios do ambiente corporativo”, afirma.

Além da experiência prática, os estagiários contratados pelo IEL têm acesso a um pacote de desenvolvimento que inclui orientações de carreira, mentorias, acompanhamento de desempenho e uma plataforma de aprendizagem virtual, com trilhas de conhecimento voltadas ao aprimoramento pessoal e profissional.

Vagas do IEL: o estudante é acompanhado em todas as etapas

O diferencial do IEL também está no acompanhamento completo do estudante. O processo começa com o apoio às empresas na definição do perfil da vaga, passa pela seleção dos candidatos nas instituições de ensino e continua após a contratação, com contato direto com supervisores, suporte pedagógico e mentoria ao longo do contrato.

Ao final do estágio, os estudantes ainda podem concorrer ao Prêmio IEL de Talentos, que reconhece os melhores desempenhos de estagiários e empresas. “Este ano batemos recorde de inscritos, com crescimento de mais de 100% em relação ao ano anterior”, comemora Michele.

O Prêmio IEL de Talentos 2025 contou com a participação de 21 estados brasileiros e registrou resultado inédito, com 757 projetos inscritos, superando o dobro das inscrições de 2024, que recebeu 377 propostas.

Vagas do IEL: como conferir as vagas

A plataforma IEL Carreiras funciona como uma vitrine de vagas. O estudante acessa o site, escolhe o estado desejado, busca pelas vagas de interesse e se inscreve diretamente.

Nesta edição do programa, Bahia lidera o número de vagas, com 660 oportunidades. Em seguida, o Goiás, com 439 vagas abertas. “Esses estados aparecem no topo da oferta de vagas, pois concentram importantes polos industriais, administrativos e educacionais. Além disso, nós também entendemos que é reflexo da atuação forte regional do IEL nesses estados, o que facilita a articulação e a conexão entre universidade e indústria”, completa Michelle.

Estudantes de cidades do interior também podem participar do programa. “Muitos núcleos regionais, inclusive, têm polos de atendimento no interior dos estados. Além disso, tem a plataforma IEL Carreiras. As pessoas também podem acessar por lá as oportunidades de estágio que estão disponíveis”, lembrou a gestora.

Vagas do IEL: detalhes por estado

  •  Amazonas
    O IEL-AM disponibiliza 106 vagas de estágio em Manaus, com oportunidades para administração, ciências contábeis, design gráfico, direito, diversas engenharias, logística, marketing, pedagogia, psicologia, nível médio e técnico. As bolsas variam de R$ 600 a R$ 1,5 mil. Mais informações: site do IEL-AM.
     
  • Alagoas
    O IEL-AL está com 33 vagas em Arapiraca e Maceió, para cursos como administração, arquitetura e urbanismo, contábeis, direito, engenharias, jornalismo, marketing, pedagogia e técnico. Bolsas entre R$ 600 e R$ 1 mil. Saiba mais: site do IEL-AL.
     
  • Bahia
    Com 660 vagas abertas, o IEL-BA lidera em oportunidades. As vagas abrangem várias áreas, incluindo ensino médio e técnico, e estão distribuídas por mais de 20 municípios, como Salvador, Feira de Santana e Vitória da Conquista. Bolsas de R$ 450 a R$ 2,5 mil. Detalhes: site do IEL-BA.
     
  • Ceará
    São 28 vagas nas cidades de Caucaia, Fortaleza, Juazeiro do Norte, entre outras. Cursos: direito, educação física, engenharia de produção, nutrição, RH e TI. Bolsas entre R$ 550 e R$ 1,6 mil. Veja mais: site do IEL-CE.
     
  • Distrito Federal
    Com 70 vagas, o IEL-DF contempla cursos como administração, contábeis, engenharia civil, marketing, publicidade e nível técnico. Bolsas de R$ 700 a R$ 1,5 mil. Cadastro: site do IEL-DF.
     
  • Espírito Santo
    São 20 vagas em cidades como Vitória e Vila Velha. Áreas: administração, arquitetura, contábeis, comunicação, engenharias, estatística, fonoaudiologia, entre outras. Bolsas de R$ 900 a R$ 1,5 mil. Mais informações: site do IEL-ES.
     
  • Goiás
    O IEL-GO conta com 439 vagas em cidades como Goiânia, Anápolis e Rio Verde. Áreas: administração, biologia, ciências sociais, comunicação, engenharias, logística e TI. Bolsas entre R$ 400 e R$ 1,8 mil. Saiba mais: site do IEL-GO.
     
  • Mato Grosso
    São 82 vagas em Cuiabá, Rondonópolis, Sinop, entre outras cidades. Áreas: administração, agronomia, arquitetura, comunicação, direito, engenharias, letras e pedagogia. Bolsas de R$ 700 a R$ 1,5 mil. Detalhes: site do IEL-MT.
     
  • Mato Grosso do Sul
    Com 160 vagas em diversas áreas, incluindo agronomia, biologia, direito, educação, engenharias e psicologia, o IEL-MS atende cidades como Dourados, Três Lagoas e Aquidauana. Bolsas entre R$ 400 e R$ 2,5 mil. Mais informações: site do IEL-MS.
     
  • Minas Gerais
    São 54 vagas em cidades como BH, Contagem, Nova Lima e Varginha. Áreas: comunicação, pedagogia, TI, engenharia e nível técnico. Bolsas de R$ 500 a R$ 1,9 mil. Detalhes: site do IEL-MG
     
  • Paraná
    Com 176 vagas em cidades como Curitiba, Londrina e Maringá, o IEL-PR oferece oportunidades em contábeis, economia, TI, pedagogia, psicologia e mais. Bolsas entre R$ 600 e R$ 2,3 mil. Saiba mais: site do IEL-PR.
     
  • Pernambuco
    O IEL Pernambuco oferece 250 vagas de estágio distribuídas entre a Região Metropolitana do Recife, o Agreste e os sertões do Araripe e do São Francisco. Cursos: arquitetura, biblioteconomia, nutrição, recursos humanos e áreas técnicas. Bolsas entre R$ 500 a R$ 1,5 mil. Detalhes: site do IEL-PE.
     
  • Rio Grande do Norte
    São 10 vagas nas cidades de Natal, Mossoró, Macaíba e Serra do Mel. Cursos: administração, contábeis, engenharias, marketing e nível técnico. Bolsas entre R$ 400 e R$ 950. Detalhes: site do IEL-RN.
     
  • Rio Grande do Sul
    Com 61 vagas em cidades como Porto Alegre, Caxias do Sul e Pelotas, o IEL-RS oferece oportunidades em diversas engenharias, administração, psicologia, matemática e outras. Bolsas de R$ 600 a R$ 2,1 mil. Saiba mais: site do IEL-RS.
     
  • Rondônia
    O IEL-RO tem 38 vagas em Porto Velho, Vilhena, Ariquemes, entre outras cidades. Áreas: arquitetura, contábeis, direito, engenharia civil, marketing e nível médio. Bolsas de R$ 700 a R$ 2,1 mil. Cadastro: site do IEL-RO.
     
  • Sergipe
    São 34 vagas em Aracaju, São Cristóvão e Nossa Senhora do Socorro. Áreas: administração, biblioteconomia, engenharias, história, TI e outras. Bolsas entre R$ 600 e R$ 1 mil. Detalhes: site do IEL-SE.
     
  • Tocantins
    Com 36 vagas em Araguaína, Palmas, Porto Nacional, entre outras cidades, o IEL-TO oferece oportunidades em administração, enfermagem, jornalismo, letras, marketing e nível técnico. Bolsas de R$ 320 a R$ 1,4 mil. Mais informações: site do IEL-TO.

Para mais informações ou para se candidatar às vagas, acesse: carreiras.iel.org.br.

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Educação

Programa reduz defasagem e melhora aprendizagem em Matemática, no Ensino Médio

Mais de 33 mil estudantes, em 24 estados, já foram beneficiados pelo MAP, desenvolvido pelo SESI em parceria com o Instituto Reúna; em 2025, quase 60% dos alunos alcançaram nível adequado na disciplina

Programa reduz defasagem e melhora aprendizagem em Matemática, no Ensino Médio

O Serviço Social da Indústria (SESI), em parceria com o Instituto Reúna, registrou resultados expressivos na aprendizagem de estudantes do Ensino Médio da rede SESI, em todo o país. Por meio do Módulo de Aprendizagem Personalizada (MAP), o programa já beneficiou mais de 33 mil jovens, em 24 estados, envolvendo 60 professores que aplicam a metodologia nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

Matemática foi escolhida como prioridade por todas as escolas da rede. Já no primeiro semestre de 2025, os resultados mostraram avanços. Em 2023, mais da metade dos alunos do 1º ano do Ensino Médio apresentava defasagem na disciplina – 21,2% estavam abaixo do nível básico e 31,5% no nível básico. Em 2025, 59,6% dos estudantes alcançaram o nível adequado, enquanto apenas 0,6% permaneceram abaixo do básico e 10,9% ficaram no nível básico. No total, mais de 88% atingiram níveis adequados ou avançados de proficiência.

Para Matheus Lincoln, especialista em Educação da rede SESI, os resultados positivos do programa refletem sua abordagem estruturada e sistêmica. O sucesso se deve à oferta de um módulo de aprendizagem personalizada focado na formação do professor, “Para ele trabalhar com as lacunas de aprendizagem dos estudantes, produzir um material específico para os alunos utilizarem nesse processo. Era um material didático e projetos voltados para temáticas de interesse da juventude”, explica.

MAP: protagonismo do estudante

A professora de Matemática do SESI Candeias (BA), Viviane Nery, destaca que o Programa MAP trouxe mudanças significativas para a sala de aula. “Os alunos ficaram mais participativos e confiantes para resolver as atividades, sem medo de estar errando. Eles começaram a expor melhor as ideias, o raciocínio, e isso fortaleceu também o aprendizado coletivo. Acho que o maior ganho foi ver que eles não ficaram presos só em decorar fórmulas e métodos, mas passaram a compreender a Matemática de forma mais prática e significativa”, afirma.

Além de melhorar as habilidades acadêmicas, o programa tem contribuído para o desenvolvimento de competências socioemocionais, como pensamento crítico, criatividade, engajamento, autoconfiança e controle emocional.

Para a pedagoga Tatiana Dalla, que atua no Ensino Fundamental 1 (do infantil ao 5º ano) há 15 anos, o impacto do programa vai além da aprendizagem em si, ajudando a reduzir desigualdades educacionais. “Programas como esse são fundamentais, por trazerem todos os alunos para o mesmo parâmetro. O principal ganho desse projeto, além de trazer o aluno como protagonista, é exatamente diminuir essa desigualdade educacional. Trazer para esse aluno a condição de competir de igual para igual com qualquer outro, seja de escola particular, seja da escola pública, é muito importante”, avalia.

MAP: como funciona

A metodologia do programa é simples e estruturada. Cada escola analisa o histórico de aprendizagem dos alunos e seleciona duas áreas do conhecimento para reforço. Os professores elaboram um cronograma específico, com aulas consecutivas e formatos inovadores, como a aprendizagem baseada em projetos, que incentiva o protagonismo e o engajamento.

Atualmente, o MAP está presente em 186 escolas da rede SESI. O programa foi estruturado com base nos Mapas de Foco da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nas Matrizes Curriculares da rede. A partir de 2026, será ampliado para turmas do ensino fundamental, do 4º ao 9º ano, inspirado no sucesso do projeto no Ensino Médio.

“A gente pode dizer que é um pacto da rede SESI com a qualidade da educação e que nenhum estudante fica para trás na nossa rede. Então, o objetivo também de fazer essa expansão é essa garantia de uma aprendizagem de qualidade que transforma vidas e que dá condições do aluno ser protagonista do seu projeto de vida”, completa Lincoln.

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Educação

12% dos municípios ainda não responderam Levantamento da Educação Infantil

MEC alerta que municípios que não enviarem dados até 29 de setembro ficarão de fora do diagnóstico e poderão perder espaço em futuras ações de apoio

12% dos municípios ainda não responderam Levantamento da Educação Infantil

A poucos dias para o fim do prazo para a participação do Levantamento Retrato da Educação Infantil 2025, 12% dos municípios brasileiros ainda não responderam o questionário. A informação é do Ministério da Educação (MEC)A data limite vai até 29 de setembro.

O levantamento tem caráter diagnóstico e é considerado essencial para subsidiar políticas públicas voltadas à educação de crianças de 0 a 5 anos. Municípios que não enviarem as respostas dentro do prazo terão sua realidade excluída do estudo, o que pode comprometer a participação em futuras iniciativas de apoio técnico e financeiro da União.

Cida Camarano, professora do Fórum de Educação Infantil do Distrito Federal, destaca a importância do diagnóstico: “É visibilizar as proposições para as políticas públicas de educação infantil considerando uma análise dos dados complementares das redes de ensino. Reiterando os princípios da colaboração entre os entes federativos e o fortalecimento das formas de cooperação com os municípios, para a garantia dos direitos de aprendizagem e do desenvolvimento integral dos bebês e das crianças matriculadas na educação infantil.”

A pesquisa está dividida em cinco blocos temáticos e leva, em média, 30 minutos para ser concluída. O questionário deve ser respondido por todos os 5,5 mil municípios do país, inclusive por aqueles que não registram crianças fora da escola, já que esses dados também são relevantes para compor o diagnóstico nacional.

A coleta de dados é feita por meio do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec), onde o questionário deve ser preenchido pelo secretário municipal de educação ou por pessoa formalmente designada. A prorrogação ocorreu após relatos de instabilidade no sistema, para evitar prejuízos na participação dos entes federados.

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Educação

CNU: Candidatos já podem acessar locais de prova

Prova objetiva do Concurso Nacional será realizada no dia 5 de outubro, em 228 cidades; especialista dá dicas de preparação

CNU: Candidatos já podem acessar locais de prova

Os candidatos e candidatas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2) já podem acessar os cartões de confirmação de inscrição, com a indicação do local de prova. O acesso deve ser feito pelo site oficial da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Além do local e horário de prova, o cartão de confirmação também inclui informações como: número de inscrição e registra se a pessoa terá direito a atendimento especializado ou tratamento pelo nome social.

A indicação do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e da FGV é de que os candidatos levem o cartão impresso no dia da realização da prova para facilitar a localização – mas  a impressão não é obrigatória.

Reta final e preparação 

Para cargos de nível superior, a prova objetiva será aplicada em 5 de outubro, das 13h às 18h. Já a discursiva será aplicada em 7 de dezembro, das 13h às 16h.

Já os candidatos a cargos de nível intermediário farão as provas nos mesmos dias, mas em horários compactados. Confira: 5 de outubro, das 13h às 16h30, e 7 de dezembro, das 13h às 15h.
Com menos de um mês para aplicação do CNU, o professor e sócio-diretor do Os Pedagógicos, William Dornela, reforça a importância de manter o foco estratégico e da realização de revisões de conteúdos.

“A preparação para o CNU exige muita estratégia. No início, o ideal é montar um cronograma com planejamento de estudos bem equilibrado, mantendo as disciplinas de estudos digital, focar muito na leitura com teoria, resolução de questões, mas agora, na reta final, a prioridade é, com certeza, intensificar as revisões, fazer simulados cronometrados e reforçar aqueles pontos que você identifica como mais fraco na sua preparação. Não é hora de aprender conteúdo novo, mas de melhorar os pontos fortes”, diz.

O artista visual Estevão da Silva Costa, 33 anos, morador de Ceilândia Norte (DF), tem se preparado diariamente para a prova, com enfoque na redação.

“Minha preparação tem sido uma hora de estudo por dia, eu já trabalho em uma plataforma para preparação de concursos, então eu já tenho acesso garantido. Então tem sido minha forma de estudo, eu tenho tentado seguir por cada eixo do bloco, como são mais ou menos acho que cinco eixos típicos, então eu tô tentando focar em sintetizar cada eixo dentro dos estudos, mas o meu foco principal é a redação, porque foi o que pesou mais na minha nota no ano passado”, conta.

Na avaliação de Dornela, considerando a proximidade da prova, os candidatos devem focar as energias nos temas de maior peso por bloco e cargo almejado. “A dica então é você revisar todos os conteúdos mas principalmente aqueles que têm um peso maior. Tem conteúdos que podem ter até peso 4. Então esse momento é focar nessas disciplinas e também fazer as últimas questões da banca FGV”, pontua.

Considerando a extensão do período de prova, Dornela destaca a importância do descanso no dia anterior à realização do certame.

“No dia anterior da prova, o ideal é não exagerar nos estudos. É mais produtivo você revisar materiais, mapas mentais que você já fez e não se sobrecarregar. É ideal você ter uma boa noite de sono, chegar antecipadamente para o horário da sua prova, conferir todos os documentos, não ter conversas ali sobre conteúdos que podem te deixar inseguros e para controlar a ansiedade, uma técnica de respiração, manter pensamento positivo e lembrar que a prova é uma etapa, não é o fim da jornada”, menciona o professor.

“Estar com a mente tranquila pode fazer muita diferença”, completa.

Concurso Nacional

A segunda edição do CPNU oferta 3,6 mil vagas em 32 órgãos e entidades. De acordo com a pasta, as provas acontecerão em 228 cidades. 

Entre as vagas ofertadas, Estevão almeja conquistar uma vaga de Analista Técnico de Política Social (ATPS), na Agência Nacional do Cinema. As expectativas para sua segunda edição do CNU estão altas, mas ele disse que espera mais flexibilidade nos horários e acessibilidade para os locais de prova neste ano.

“Espero que a organização tanto horários quanto salas e instituições que vão aplicar a prova, especificamente as escolas, sejam mais acessíveis e que os horários sejam um pouco mais flexíveis, porque no ano passado foi muito cansativo, tanto o tempo da prova quanto o número de questões e também o tempo de espera para poder levar a prova para casa, eu achei que foi um pouco inflexível”, pontua o concurseiro.

CNU: Cronograma do concurso

  • Prova objetiva: 5 de outubro de 2025 (13h às 18h)
  • Prova discursiva: 7 de dezembro de 2025
  • Divulgação dos resultados das provas objetivas para os candidatos incluídos: 25 de novembro de 2024
  • Envio de títulos: 4 e 5 de dezembro de 2024
  • Previsão de divulgação dos resultados finais: 11 de fevereiro de 2025
  • Divulgação da lista definitiva de classificação e convocação para matrícula nos cursos de formação: 28 de fevereiro de 2025

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