O mundo todo foi impactado e modificado desde que o início da pandemia de Covid-19 foi anunciado.
Saúde, educação e economia foram as áreas mais afetadas, sem sombra de dúvidas.
As prioridades e necessidades mudaram. O trânsito nas cidades, as formas de conviver e se relacionar, também.
A necessidade de isolamento social e as restrições impostas a fim de proteger a população de uma curva de contágio ainda mais ascendente fez com que o comércio fosse a área econômica mais atingida e não foram poucos os negócios que precisaram fechar suas portas ou operar com restrição de horário ou público.
Mas, como manter um negócio vivo, com salários de funcionários, despesas de aluguel e manutenção, sem poder abrir as portas e atender o público?
A lógica do comércio sempre foi colocar o máximo de pessoas dentro da loja e realizar o máximo de atendimentos diariamente. De repente, tudo mudou.
O que fazer?
A resposta já estava na ponta da língua de grande parte dos empreendedores, ainda que alguns relutam em fazer a migração ou expansão para o digital até pouco tempo atrás.
Se o horário do comércio de rua foi restrito, o tempo que as pessoas passam on-line só cresceu.
Quem quis continuar vendendo, teve que se render às operações digitais.
Abaixo, um pouco do que o mercado online oferece e tem oferecido de soluções para empresários e consumidores que sabem que a economia precisa continuar girando para que os efeitos dessa crise sejam um pouco menos avassaladores do que estão apontando as possibilidades.
Conheça os principais serviços da Agência de Publicidade:
A Prestadora de Serviços Web em São Paulo. Pensamos em desenvolvimento de sites, ite acessível para todo tipo de dispositivo (celular, tablet, computador etc), SEO, Adwords, Buscadores como Google prioriza sites responsivos. Assessoria de Imprensa e Comunicação: Faça seu negócio aparecer em Jornais, Revistas, Sites, TV, Rádio E Mídias sociais.
SEO é o melhor serviço para alcançar as metas e objetivos existentes no seu projeto digital. São utilizadas técnicas que influenciam no posicionamento do site nos mecanismos de pesquisa (Google e Bing).
Realizamos a reformulação de site é essencial para sua empresa. Trabalhamos com a modernização e atualização de sua marca na internet seguindo as novas tendências do mercado web.
Trabalhamos com os principais gerenciadores de conteúdo do mercado nacional e internacional. Atualize o conteúdo do seu site sempre que desejar. Foco em WordPress
Marketing Digital
A salvação de muitos negócios que não tinham nenhuma presença no mercado online tem sido o apoio quase ilimitado que tem sido oferecido pelas empresas de marketing digital que já estavam no mercado antes de todo esse período trágico iniciar.
Com experiência em gestão de mídias sociais e tráfego pago, uma boa agência de marketing digital pode oferecer o suporte que um negócio, até ontem inexistente na esfera virtual, possa vender tanto quanto vendia presencialmente, ou até mais.
Além de todo o suporte que foi e tem sido essencial para que as empresas se digitalizaram às pressas, as agências digitais também aqueceram o mercado de trabalho, oferecendo vagas, principalmente para pessoas mais jovens, que estão mais inseridas no perfil de tecnologia que essas agências procuram.
Web designers, programadores, técnicos e analistas em gerenciamento de mídias, tráfego pago, especialistas em SEO, redatores e criadores de conteúdo em imagem e vídeo, assistentes virtuais e diversos outros profissionais freelancers tiveram a oportunidade de conseguir um aumento nos Jobs e auxiliar a família a manter a estabilidade da casa.
Assessoria de imprensa para pessoas que buscam aumentar sua visibilidade e relevância nos mecanismos de busca como Google e também aumentar seu engajamento nas redes sociais. Ajudando a conquistar o tão sonhado selo de verificação azul Instagram e Facebook
E-commerce e Vendas Online
As vendas online cresceram como não se podia esperar em 1 ano.
Todos os segmentos de e-commerce foram positivamente impactados, visto que uma grande parte da demanda que era acolhida pelo comércio local foi lançada para as plataformas digitais.
Os setores que mais se desenvolveram foram o de produtos de drogaria e supermercados, mas não foi por aí que o crescimento parou.
O Home Office também foi aplicado para ampliar as medidas de segurança entre os funcionários de e-commerce e garantir ainda mais segurança para os clientes (interessante salientar que segundo a Fundação Getúlio Vargas, o home office deve crescer 30% mesmo após a pandemia do Covid).
Além das vendas dos mais diversos nichos e tipos de produtos, foi possível notar que também aumentou o número de pessoas em busca de vantagens na compra de produtos online.
A busca e o uso de algum desconto nos pedidos ou a escolha por compras online com retirada na loja com algum benefício também teve um aumento considerável em relação a períodos pré-pandemia.
O e-commerce e as operações digitais tiveram e continuam tendo um papel essencial nesse “novo normal”.
Além de permitir que as pessoas atendam suas necessidades e desejos sem precisarem se expor ao risco de contágio, ainda auxiliaram na preservação de empregos de uma grande parte dos funcionários do comércio, que passaram a atender os clientes por canais digitais como o WhatsApp e realizar vendas através de plataformas online.
Sites, Portais e Blogs Informativos
A informação nunca foi tão importante como está sendo agora.
Por mais que os portais estejam todo dia publicando dados sobre a Covid ou sobre as notícias do que acontece no país, as pessoas necessitam e buscam por muito mais que isso.
Durante essa pandemia, notamos o quanto a informação é necessária e como os criadores de conteúdo são úteis para desenvolver e promover a comunicação e a integração social em tempos onde as coisas estão mais difíceis.
Portais, sites, blogs e canais de vídeo foram essenciais para ajudar as pessoas a se organizarem durante esses últimos meses com dicas sobre economia, organização, alimentação, saúde e até na solução de conflitos jurídicos.
Certamente, sem eles, seria muito mais difícil encontrar suporte para vivenciar e administrar tantas áreas da vida em modificação.
Alimentação por Delivery
Um dos setores que mais rapidamente se integrou às ferramentas tecnológicas disponíveis no mercado foi o de alimentação.
Através de plataformas como Ifood, James Delivery, UberEats, 99 Foods entre outras, os restaurantes, lanchonetes, pizzarias e padarias conseguiram, em boa parte, manter sua receita.
Infelizmente, essa realidade não foi tão positiva para negócios que eram fortemente dependentes de ruas movimentadas e comerciais, que dependiam de fluxo intenso em certos horários para poder manter suas portas abertas.
Conclusão
O mundo digital e o mundo “real” tornam-se, cada dia mais, uma coisa só.
O smartphone coloca na palma das mãos das pessoas o acesso a lugares, serviços, produtos e pessoas que antes estavam há metros ou quilômetros de distância.
A Prestadora de Serviços Web e PW- Assessoria de Imprensa e Comunicação ajuda empresas e pessoas obterem resultados na internet, com um setor exclusivo para criação de conteúdo para divulgação em sites de extrema relevância tais como G1, Terra, InfoMoney, UOL, R7, IG entre outros.
As facilidades proporcionadas pela digitalização da economia e da sociedade elevaram a produtividade e as possibilidades de todo o mundo e se antes elas poderiam ser vistas como uma espécie de ameaça, durante essa pandemia ajudaram a salvaguardar empregos, manter o comércio funcionando, ainda que de forma diferente, e permitir que novas perspectivas continuam surgindo apesar de todos os pesares que se levantaram nos últimos meses.
Conheça o trabalho de assessoria de imprensa e criação e otimização de Websites:
Jornada Nacional de Inovação da Indústria chega a Vitória da Conquista (BA)
Evento representa marco para o desenvolvimento regional, diz gerente da FIEB. Representante do setor industrial do Sudeste baiano espera “forte engajamento” das empresas locais. Jornada debate transformação digital e transição ecológica, com foco em soluções sustentáveis e competitivas
Vitória da Conquista (BA) recebe, nesta quarta-feira (24), a Jornada Nacional de Inovação da Indústria, iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O movimento percorre o país para conectar pessoas, ideias, tecnologia e meio ambiente em torno da transição ecológica e digital.
O encontro será realizado no HUB Conquista/Espaço Colaborar do Instituto Federal da Bahia (IFBA), com uma programação que inclui debates, cases locais e workshops práticos.
“Esse movimento acontece em todo o país e, aqui na Bahia, contempla cidades que simbolizam a diversidade e o potencial das regiões industriais do estado. Nossa expectativa é de forte engajamento das indústrias locais, o que consolidará o evento como um marco para o desenvolvimento regional. O nosso maior objetivo é que haja impactos positivos em relação à inovação, crescimento econômico e geração de valor para todo o Sudoeste da Bahia”, ressalta Antônia Bizerra, gerente de Relações Institucionais da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) na região.
Jornada de Inovação: empresas em destaque
Aetapa de Vitória da Conquista conta com a correalização da FIEB, SESI, SENAI, IEL e Sebrae e Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) da Bahia. O encontro tem ainda a parceria do Inova Conquista – Ecossistema Local de Inovação.
Durante o evento, empresas, startups, universidades, instituições públicas e representantes do ecossistema vão compartilhar experiências e discutir caminhos concretos para tornar a indústria mais competitiva. Os painéis trazem modelos de sucesso do Sudoeste baiano, como os cases do IBR Hospital, Teiú e NathFarma (em transformação digital), além da Água de Coco Ice, Alimentos Tia Sônia e Recicla (em transição ecológica).
Na programação, os participantes poderão optar entre dois workshops simultâneos:
Recursos Financeiros para Inovar, com dicas práticas sobre editais e linhas de fomento;
Gestão da Inovação, abordando processos, inteligência de dados e integração da inovação às estratégias empresariais.
As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas. Os interessados podem escolher entre participar da programação completa (manhã e tarde), apenas do turno da manhã (palestras e painéis) ou de um dos workshops da tarde. Inscreva-se aqui.
A Jornada Nacional de Inovação da Indústria está percorrendo o Brasil em busca das melhores práticas em soluções tecnológicas e sustentáveis, que serão apresentadas no Congresso Nacional de Inovação, em março de 2026, em São Paulo. A agenda completa dos eventos pode ser conferida no site oficial da mobilização.
Bahia recebe a Jornada Nacional de Inovação da Indústria para impulsionar transição ecológica e digital
Evento em Feira de Santana reunirá empresas, startups, universidades e governo para discutir soluções que fortalecem a competitividade regional
A Jornada Nacional de Inovação da Indústria chega ao município de Feira de Santana (BA), no dia 22 de setembro, na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a iniciativa tem como foco impulsionar a transição ecológica e digital no setor industrial, conectando empresas, startups, universidades e o poder público.
A programação inclui palestras, painéis e workshops sobre bioeconomia, sustentabilidade, inovação digital e gestão, além da apresentação de experiências de empresas locais.
Para a gerente de Relações Institucionais da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) na região Central da Bahia, Fernanda Moreira, o encontro será estratégico para o desenvolvimento regional. “Feira de Santana se destaca como um dos mercados mais fortes do interior da Bahia. Possui indústria diversificada, comércio dinâmico e ambiente acadêmico muito ativo. Trazer a pauta da inovação para o território é essencial, porque significa abrir espaço para que empresas de diferentes portes e segmentos tenham acesso a essas novas tecnologias, a novos modelos de negócio e práticas sustentáveis”, afirma.
Segundo Fernanda, o evento fortalecerá conexões estratégicas entre setor produtivo, academia e governo. “A Jornada contribui para reforçar a imagem da cidade como um polo inovador, capaz de atrair investimentos, reter talentos e inspirar novos empreendedores. Então, o evento consolida Feira de Santana no mapa da inovação e no desenvolvimento industrial da Bahia”, completa a gerente.
Jornada Nacional de Inovação da Indústria: etapa de Feira de Santana (BA)
A etapa de Feira de Santana prevê:
Palestra sobre bioeconomia e inovação no Portal do Sertão.
Painel sobre transição ecológica e digital, com cases e debates entre empresas, startups e academia;
Dois workshops: acesso ao fomento à inovação e gestão da inovação.
As inscrições são gratuitas e têm vagas limitadas. O participante pode escolher entre três modalidades: acompanhar toda a programação (manhã e tarde), participar apenas do turno da manhã, com palestra e painel de discussão, ou se inscrever exclusivamente nos workshops da tarde, escolhendo uma das duas temáticas disponíveis. Inscreva-se aqui.
A edição de Feira de Santana (BA) conta com a parceria da FIEB e suas casas Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL), do Sebrae Bahia e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), além do apoio da UEFS e o Ecossistema Inova Feira de Santana de Negócios.
A Jornada Nacional de Inovação está percorrendo o Brasil em busca das melhores práticas em soluções tecnológicas e sustentáveis, que serão apresentadas no Congresso Nacional de Inovação, em março de 2026, em São Paulo. A agenda completa dos eventos pode ser conferida no site: www.jornadanacionaldeinovacao.com.br.
Indústria alagoana se conecta ao futuro com Jornada Nacional de Inovação em Maceió
Evento reunirá lideranças para debater transição ecológica e digital, com foco em soluções regionais que podem ganhar escala nacional
A Jornada Nacional de Inovação da Indústria, iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), desembarca em Maceió (AL), na próxima terça-feira (23). O evento reunirá lideranças locais para debater a transição ecológica e digital, com foco em soluções regionais capazes de alcançar escala nacional.
O encontro será realizado na Casa da Indústria Napoleão Barbosa, no bairro do Farol. Até março de 2026, a Jornada passará pelas 27 Unidades da Federação e será concluída no 11º Congresso de Inovação da Indústria, em São Paulo.
Para o assessor de Sustentabilidade Industrial da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), Júlio Zorzal, o evento é estratégico: “Alagoas será um dos primeiros estados do Nordeste a receber a Jornada Nacional de Inovação da Indústria. A Jornada conecta empresas, startups, universidades, governos e investidores, fortalecendo o ecossistema de inovação de Alagoas e preparando o estado para a economia do futuro”, destaca Zorzal.
Jornada Nacional de Inovação da Indústria: etapa de Maceió
Também serão realizados workshops sobre acesso a recursos financeiros para inovação, com orientações sobre editais, linhas de financiamento e estratégias para estruturar projetos em empresas de diferentes portes.
As inscrições são gratuitas e com vagas limitadas. Os interessados podem escolher entre participar da programação completa (manhã e tarde), apenas do turno da manhã (palestras e painéis) ou de um dos workshops da tarde. Inscreva-se aqui.
A Jornada Nacional de Inovação está percorrendo o Brasil em busca das melhores práticas em soluções tecnológicas e sustentáveis, que serão apresentadas no Congresso Nacional de Inovação, em março de 2026, em São Paulo. A agenda completa dos eventos pode ser conferida no site oficial.
Os cookies necessários ajudam a tornar um site utilizável, permitindo funções básicas como navegação de páginas e acesso a áreas seguras do site. O site não pode funcionar corretamente sem esses cookies.
Os cookies de preferência permitem que um site lembre informações que muda a maneira como o site se comporta ou parece, como sua linguagem preferida ou a região que você está.
A estatística
Os cookies de estatística ajudam os proprietários de sites a entender como os visitantes interagem com os sites, coletando e relatando informações anonimamente.
O marketing
Cookies de marketing são usados para rastrear visitantes em sites. A intenção é exibir anúncios que sejam relevantes e envolventes para o usuário individual e, portanto, mais valiosos para editores e anunciantes terceirizados.
Não classificado
Cookies não classificados são cookies que estamos em processo de classificação, juntamente com os fornecedores de cookies individuais.