A relação entre a vida financeira e a saúde física e mental é um tópico de crescente interesse e preocupação. É de conhecimento público que dificuldades financeiras não apenas afetam a capacidade de lidar com despesas cotidianas, mas também têm impactos profundos na saúde geral.
De acordo com o estudo “The High Price of Debt: Household financial debt and its impact on mental and physical health”, O Alto Preço da Dívida: Dívida financeira das famílias e seu impacto na saúde física e mental realizado pela Northwestern University e publicado pelo Instituto Nacional de Saúde (NIH) dos Estados Unidos, a dívida financeira familiar nos Estados Unidos aumentou dramaticamente nas últimas décadas. Entre 1989 e 2006, a dívida total de cartões de crédito subiu de $211 bilhões para $876 bilhões. Este aumento na dívida está associado diretamente a altos níveis de estresse percebidos, como: sintomas depressivos, pior autoavaliação da saúde geral e pressão arterial diastólica mais alta.
A pesquisa conduzida pela autoridade reguladora da indústria financeira FINRA dos EUA e pelo Centro de Excelência em Literacia Financeira Global GFLEC, da Universidade George Washington em 2018, destacou que mais da metade dos americanos (53%) relataram sentir ansiedade ao pensar sobre suas finanças pessoais, e 44% relataram sentir estresse ao discutir suas finanças. Esses sentimentos são particularmente prevalentes entre mulheres solteiras e jovens adultos, grupos que foram fortemente afetados pelas crises econômicas recentes.
O estresse financeiro pode levar a várias consequências negativas para a saúde. A incerteza financeira constante pode desencadear ou agravar a depressão, tornando-se um forte preditor de sintomas depressivos e criando um ciclo vicioso de estresse e deterioração da saúde mental. Além disso, a dívida relativa aos ativos disponíveis está associada a níveis mais altos de pressão arterial diastólica, aumentando o risco de hipertensão e derrames. A ansiedade financeira frequentemente resulta em problemas de sono, que por sua vez afetam negativamente tanto a saúde física quanto a mental.
Além dos impactos imediatos, a ansiedade e o estresse financeiros podem ter consequências a longo prazo. Aqueles que se sentem financeiramente ansiosos e estressados são menos propensos a planejar para a aposentadoria, o que pode levar a uma insegurança financeira contínua na velhice.
A literacia financeira, que é a capacidade de entender e aplicar conhecimentos sobre finanças para tomar decisões informadas, desempenha um papel crucial na mitigação do estresse financeiro. Indivíduos com maior conhecimento financeiro são mais capazes de gerenciar suas finanças de maneira eficaz, reduzindo assim a ansiedade e o estresse associados. A educação financeira pode capacitar as pessoas a tomar decisões informadas, melhorar a gestão do dinheiro e, consequentemente, melhorar sua saúde mental e física.
Os dados sugerem que a vida financeira tem um impacto significativo na saúde física e mental das pessoas. Portanto, políticas públicas e programas de educação financeira são essenciais para ajudar indivíduos a gerenciar suas finanças de forma mais eficaz e reduzir os efeitos negativos do estresse financeiro. Investir em literacia financeira e oferecer apoio para aqueles em dificuldades pode melhorar significativamente o bem-estar geral da população.
Amauri Arrais, CFP®, é especialista financeiro, empregado público federal e administrador com MBA em Global Business Management pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC).
Profissional reconhecido e com ampla experiência em finanças, é gestor e planejador financeiro certificado, atuando há mais de 15 anos em planejamento e consultoria para clientes e empresas.
O Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) será um tributo de gestão compartilhada entre União, estados e municípios
Índice
Com a chegada do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) prevista para o próximo ano, os municípios precisam começar a se organizar para não perder participação na arrecadação dos novos tributos. A orientação é do Conselho Técnico das Administrações Tributárias (CTAT), que divulgou a Nota Técnica nº 4/2025 com recomendações práticas às prefeituras.
O documento foi elaborado com o apoio da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e traz diretrizes para que as gestões municipais melhorem a forma como acompanham e fiscalizam os tributos locais, garantindo uma participação mais justa na divisão do IBS, especialmente durante o período de transição.
Criado pela Reforma Tributária (EC 132/23), o IBS será um imposto de gestão compartilhada entre União, estados e municípios. Ele começa a ser testado em 2026, com uma alíquota simbólica de 0,1%, e só em 2033 deve substituir por completo os atuais ICMS (estadual) e ISS (municipal).
Durante o período de transição, entre 2029 e 2077, a arrecadação será dividida parcialmente entre o local onde o serviço ou produto foi consumido e o “coeficiente de participação” de cada governo local — um cálculo que levará em conta a eficiência e estrutura da administração tributária de cada ente federativo.
Distribuição e fiscalização: o que os municípios precisam saber
Segundo a Nota Técnica, a distribuição da arrecadação do novo imposto será organizada por um Comitê Gestor do IBS (CG-IBS). Caberá a esse grupo definir como os valores serão repassados aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios, incluindo prazos, fórmulas de cálculo e os chamados coeficientes de participação.
A CNM alerta que é essencial que os municípios mantenham cadastros atualizados, ampliem a fiscalização de tributos locais e acompanhem de perto seus contribuintes. Também é recomendado o uso eficiente da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica e que as prefeituras organizem bem seus processos de cobrança administrativa e judicial de dívidas tributárias.
Participação plena, só em 2078
De acordo com o documento técnico, apenas a partir de 2078 a arrecadação do IBS será totalmente destinada ao município ou estado onde o bem ou serviço foi efetivamente consumido.
Por isso, o CTAT reforça que, quanto mais cedo os municípios se prepararem, melhor será sua fatia na arrecadação futura. A nota traz orientações claras para que os gestores possam tomar medidas práticas agora, garantindo ganhos a longo prazo.
A Nota Técnica 4/2025 está disponível no portal da CNM com todos os detalhes e explicações.
Nesta quinta-feira (1), a saca de 60 quilos do café arábica custa R$ 2.616,02 em São Paulo, registrando queda de 1,84%. O café robusta segue a mesma tendência e cai 0,71%, cotado a R$ 1.702,68.
O açúcar cristal, em alta de 0,76%, custa R$ 143,92 na capital paulista. No litoral, em queda de 0,90%, vale R$ 130,79.
Já a saca de 60 kg do milho fechou em baixa de 0,30% e é negociada a R$ 80,13 para a região de referência de Campinas (SP).
Nesta quinta-feira (1), o boi gordo está cotado a R$ 318,85 em São Paulo, em queda de 0,33%.
Os quilos dos frangos congelado e resfriado tiveram queda. O congelado vale R$ 8,58 e o resfriado R$ 8,68.
A carcaça suína especial, estável, custa R$ 12,87. O quilo do suíno vivo se manteve estável em Minas Gerais, onde custa R$ 8,54. No Paraná e em Santa Catarina, também em estabilidade, vale R$ 8,24 e R$ 8,13 respectivamente.
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