Com o intuito de expor ideias inovadoras para fomentar as transições digitais e sustentáveis no Piauí e em todo o Brasil, a Jornada Nacional de Inovação da Indústria chega a Teresina (PI) nesta quarta-feira (15). O evento será realizado no Hub de Inovação Espaço S, no Teresina Shopping.
A Jornada é uma iniciativa da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), promovida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A caravana percorre cidades do país para valorizar soluções locais e impulsionar a inovação.
“[Em Teresina] O evento destacará os desafios e oportunidades da transição ecológica e digital, fundamentais para fortalecer a competitividade da indústria no Piauí”, pontua o analista do Sebrae no Piauí, Helder Freitas..
Ainda no estado piauiense, a Jornada vai marcar presença em Parnaíba, na sexta-feira (17). Mas antes, na quinta-feira (16), o evento será realizado no Recife (PE). A agenda prevista para o Nordeste brasileiro também vai contar com edições em João Pessoa (PB) e em Aracaju (SE), no dia 21 de outubro. Por fim, no dia 25 de novembro, representantes de todos estados da região farão balanço da primeira etapa da Jornada no encontro regional em Salvador (BA).
Em todos esses municípios, o evento contará com a participação de empresários, startups e instituições. Ao longo da programação, haverá compartilhamento de experiências, apresentação de soluções e debates sobre como fortalecer o ecossistema de inovação. Também serão apresentados painéis acerca do tema e workshops sobre Fomento à Inovação e Gestão da Inovação.
A especialista de Inovação da CNI, Marilene Castro, explica que os resultados do trabalho serão compartilhados com empresas de diversos setores, com o objetivo de fortalecer a conexão entre oferta e demanda na área.
“Vamos organizar os elementos de análise, como transição ecológica e digital, bioeconomia, inteligência artificial, descarbonização, uma gama de conteúdos, de temáticas que foram surgindo como desafios e oportunidades durante os painéis, o que permitirá traduzir a percepção das empresas em recomendações para políticas públicas, em estratégias empresariais de inovação, em recomendações para os presidenciáveis do ano que vem, e como também insumos para a defesa de interesse”, destaca.
Até fevereiro de 2026, devem ser realizados 27 encontros estaduais e cinco regionais. As escalas terão a participação de pesquisadores, entidades empresariais e governamentais, Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs), além de representantes de indústria e de deep techs.
A Jornada Nacional de Inovação da Indústria está percorrendo cidades de todo o país com o objetivo de buscar as melhores práticas em soluções tecnológicas e sustentáveis. Os resultados serão apresentados no Congresso Nacional de Inovação, previsto para março de 2026, em São Paulo. A agenda completa dos eventos pode ser conferida no site oficial da mobilização.
O que são deep techs?
A CNI define as deep techs como startups que atuam com tecnologias que têm como base conhecimentos científicos com alta complexidade de desenvolvimento. As soluções dessas companhias têm potencial para liderar mudanças, estabelecer novas indústrias e reinventar as atuais.
Atualmente, o Brasil conta com mais de 20 mil startups. Dados do Deep Tech Radar Brasil 2025, produzido pela Emerge em parceria com o Sebrae, apontam que em todo o Nordeste há 51 deep techs. Desse total, 4 estão no Piauí; 17 em Pernambuco e 1 na Paraíba.
De acordo com o Sebrae, a transição ecológica e digital, no contexto da Jornada Nacional de Inovação da Indústria, “representa um movimento estratégico para transformar a indústria brasileira, impulsionando as empresas rumo a um modelo mais sustentável, competitivo e inovador”.
Editais destinam R$ 8,9 milhões para projetos culturais, sociais e ambientais na Amazônia
Iniciativas poderão receber até R$ 500 mil em patrocínio; inscrições vão até 28 de novembro e contemplam ações de cultura, sustentabilidade, cidadania e valorização da identidade amazônica
Índice
Projetos culturais, sociais e ambientais da Amazônia terão novas oportunidades de apoio financeiro em 2026. Estão abertas, a partir desta quarta-feira (15), as inscrições para dois editais de patrocínio que destinam R$ 8,9 milhões a iniciativas voltadas ao desenvolvimento sustentável, à cultura, cidadania e à valorização da identidade amazônica — o maior investimento do tipo já registrado.
Os editais incluem o Programa de Ocupação do Centro Cultural Banco da Amazônia, voltado a ações artísticas e culturais, e o Edital de Seleção Pública de Patrocínios, que contempla projetos de impacto social e ambiental em toda a região.
O tradicional Edital de Seleção Pública de Patrocínios recebeu um aporte de 60% em relação ao ano anterior. Para 2026, o edital destinará R$ 3.902.000,00 para apoiar projetos em diversos segmentos, como social, ambiental, esportivo, cultural e mercadológico. Confira os detalhes de cada segmento:
Social: inclusão produtiva, combate à fome, capacitação e cidadania;
Ambiental: educação ambiental, reciclagem, preservação e turismo sustentável;
Esportivo: modalidades olímpicas e paralímpicas, com foco em atletas de base;
Cultural: música, audiovisual, artes cênicas, saberes populares e festivais;
Mercadológico: feiras agropecuárias, industriais e de empreendedorismo.
Entre os requisitos para execução das propostas, o edital prevê que os projetos sejam realizados entre maio e dezembro de 2026, em estados da Amazônia Legal, com teto de até R$ 80 mil por projeto.
O Banco da Amazônia seleciona projetos alinhados com o Planejamento Estratégico e Plano de Negócios da instituição e com as políticas públicas. As iniciativas devem ter o compromisso de desenvolver uma Amazônia sustentável com crédito e soluções eficazes.
Programa de Ocupação do Centro Cultural Banco da Amazônia
Já o edital de ocupação do Centro Cultural Banco da Amazônia é de caráter nacional e contempla projetos nas áreas de Artes Visuais, Artes Cênicas e Música, com realização prevista entre abril de 2026 e abril de 2027, em Belém (PA).
O investimento voltado às iniciativas culturais é de R$ 5 milhões. O montante é dividido em patrocínios de até R$ 500 mil para artes visuais e até R$ 200 mil para música e artes cênicas.
A proposta busca reconhecer a diversidade cultural brasileira, com atenção especial às expressões das comunidades tradicionais, indígenas, quilombolas, ribeirinhas e urbanas.
A previsão é de que os projetos incluam ações de comunicação antirracista, acessibilidade e contrapartidas sociais, ambientais e institucionais.
Centro Cultural
O Centro Cultural Banco da Amazônica foi inaugurado no dia 9 de outubro, com exposição gratuita dedicada a Nelson Mandela – líder sul-africano que derrubou o regime racista do apartheid.
O espaço é o primeiro equipamento destinado às artes e cultura, com galerias, salas de oficina e mini laboratório de IA criado e financiado por um Banco Público Federal na Região Amazônica e é destinado a prestigiar exposições artísticas e culturais de todo o Brasil.
O presidente do Banco da Amazônia, Luiz Lessa, ressalta que o Centro Cultural Banco da Amazônia simboliza a valorização e a promoção da cultura amazônica.
“É um espaço de pertencimento e reconhecimento da importância das expressões artísticas”, pontua.
A mostra inaugural conta com acessibilidade para deficientes visuais e vai até o dia 30 de novembro. A entrada é gratuita.
Expo Osaka 2025: Pavilhão Brasil se destaca ao enfatizar cultura, sustentabilidade e cooperação entre os povos no Japão
O espaço brasileiro, desenvolvido pela ApexBrasil, recebeu mais de 1,5 milhão de visitantes e 700 autoridades
Índice
O Brasil encerrou sua participação na Expo Osaka 2025, evento que reuniu mais de 30 milhões de visitantes e contou com a presença de 180 países. Com o tema “Designing Future Society for Our Lives” (“Projetando a Sociedade Futura para Nossas Vidas”), esta edição foi realizada entre os dias 13 de abril e 13 de outubro no Japão, na ilha artificial de Yumeshima, localizada na baía de Osaka.
O Pavilhão Brasil, coordenado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), destacou a cultura, a sustentabilidade e o potencial econômico do país. A ideia levou os brasileiros a conquistarem o prêmio Silver (Prata) na categoria “Conceito”.
O presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, entende que esse reconhecimento diz respeito não apenas ao talento criativo, mas também à forma por que o Brasil comunica sua identidade, cultura e visão de futuro ao mundo. Para ele, a premiação reflete o empenho coletivo de profissionais que planejaram e executaram o projeto com dedicação.
“Mais do que um troféu, é um reconhecimento ao Brasil. Ele reflete não apenas a criatividade e o talento brasileiros, mas também o momento extraordinário que o Brasil vive, sob a liderança do presidente Lula, de confiança e diálogo com o mundo”, pontua.
“É uma oportunidade para fortalecer profundos laços que unem Brasil e Japão. Os dois países têm hoje uma responsabilidade comum, que é inspirar o mundo a escolher o caminho da paz e da cooperação. Essa é a mensagem que deixamos aqui, neste palco da humanidade”, complementa Viana.
Ampla visitação
A programação contou com debates, reuniões de negócios, apresentações culturais e visitas institucionais. Ao longo do evento, o espaço do Brasil recebeu mais de 700 autoridades e ultrapassou a marca de 1,5 milhão de visitantes.
A comissária do Pavilhão Brasileiro, Maria Luiza Cravo, afirma que o evento promove experiências únicas para os visitantes, que contam com a oportunidade de vivenciar um pouco das culturas estrangeiras.
“São seis meses ininterruptos, doze horas por dia de pavilhão aberto e de pessoas que têm a oportunidade de experienciar um pouco de Brasil, nesse caso, no nosso pavilhão. É uma oportunidade de plantar uma semente de Brasil nos visitantes, sejam japoneses ou de outros países, de forma que eles possam entender um pouco mais do Brasil e possam querer experienciar outras coisas do nosso país”, considera.
Relações diplomáticas
Em 2025, Brasil e Japão celebram 130 anos de relações diplomáticas. Atualmente, o país asiático é o 9º principal destino das exportações brasileiras e o 12º maior investidor no Brasil, o que é reforçado pelos laços humanos e culturais que unem as duas nações.
Além da coordenação geral da ApexBrasil, a participação do Brasil na Expo Osaka 2025 também contou com o apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e a parceria institucional da Vale.
Entre os patrocinadores, figuram a Confederação Nacional do Transporte (CNT), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Banco do Brasil, o Bradesco e a Toyota.
Mega-Sena 2927 hoje (14): Resultado e números; confira!
Sorteio ocorreu nesta terça-feira (14), no ESPAÇO DA SORTE em São Paulo (SP)
Índice
O concurso 2927 da Mega-Sena foi realizado nesta terça-feira (14/10/2025), no Espaço da Sorte, em São Paulo, e divulgado pela Caixa Econômica Federal. O sorteio não teve vencedores na faixa principal.
O prêmio para o próximo sorteio, marcado para quinta-feira (16), está estimado em R$ 40.000.000,00. Aproveite a oportunidade e faça sua aposta para concorrer.
As apostas para o próximo concurso podem ser feitas até as 19h do dia do sorteio, em casas lotéricas credenciadas, pelo site das Loterias Caixa ou pelo aplicativo oficial. A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 5,00.
Bolão
Para aumentar as chances de ganhar, é possível participar de bolões organizados pelas lotéricas ou formar um grupo de apostas. O valor mínimo por cota é de R$ 6,00, e o bolão pode ter de 2 a 100 cotas.
Facilite sua aposta na loteria com Surpresinha e Teimosinha
Quer apostar sem complicação? Use a Surpresinhae deixe o sistema escolher os números para você — uma forma prática e rápida de participar dos sorteios.
Prefere insistir nos seus números da sorte? Aposte com a Teimosinha e concorra com a mesma combinação por 2, 3, 4, 6, 8, 9 ou até 12 concursos seguidos, aumentando suas chances de ganhar sem precisar refazer a aposta a cada sorteio.
Os cookies necessários ajudam a tornar um site utilizável, permitindo funções básicas como navegação de páginas e acesso a áreas seguras do site. O site não pode funcionar corretamente sem esses cookies.
Os cookies de preferência permitem que um site lembre informações que muda a maneira como o site se comporta ou parece, como sua linguagem preferida ou a região que você está.
A estatística
Os cookies de estatística ajudam os proprietários de sites a entender como os visitantes interagem com os sites, coletando e relatando informações anonimamente.
O marketing
Cookies de marketing são usados para rastrear visitantes em sites. A intenção é exibir anúncios que sejam relevantes e envolventes para o usuário individual e, portanto, mais valiosos para editores e anunciantes terceirizados.
Não classificado
Cookies não classificados são cookies que estamos em processo de classificação, juntamente com os fornecedores de cookies individuais.